A Caderneta de Saúde de Adolescente se configura como um instrumento de sucesso no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento desse grupo populacional.
_
Sobre esse recurso, assinale a alternativa CORRETA.
Os profissionais de saúde devem utilizar a caderneta como instrumento de apoio à consulta, registrando os dados relevantes para o acompanhamento dos adolescentes nos gráficos de peso, estatura e índice de massa corpórea para a idade.
Quando o profissional de saúde utiliza o gráfico de Índice de massa corporal (IMC), presente na caderneta do adolescente para realizar a avaliação do crescimento pôndero-estatural, deve considerar como adequado para a idade o valor do IMC entre os escores +2 e -2.
Na caderneta do adolescente, os profissionais de saúde, em qualquer nível de atenção à saúde, poderão registrar informações em saúde relevantes para a identificação de problemas relacionados à saúde, como o peso, a estatura, o IMC, a pressão arterial e a maturação sexual.
A caderneta do adolescente permite a monitorização do desenvolvimento puberal, por meio da classificação de Tanner, que sistematiza a sequência dos eventos puberais em ambos os sexos, em quatro etapas, considerando, quanto ao sexo feminino, o desenvolvimento mamário e a quantidade e distribuição de pelos pubianos; e no masculino, o aspecto dos órgãos genitais e a quantidade e distribuição dos pelos pubianos.
Os profissionais de saúde devem registrar as informações sobre o peso, a estatura e o IMC para idade nos gráficos da caderneta do adolescente, quando realizarem o atendimento de indivíduos entre 10 e 19 anos de idade.