Imagem de fundo

A manutenção das vias aéreas pérvias é um aspecto importante em terapia intensiva. Em r...

A manutenção das vias aéreas pérvias é um aspecto importante em terapia intensiva. Em relação aos dispositivos usados para proteção e permeabilidade das vias aéreas, assinale a alternativa correta.

A

A máscara laríngea (ML) pode ser passada oralmente sobre a laringe para propiciar a assistência ventilatória e impedir a aspiração. A colocação da ML é mais fácil do que a intubação com um tubo endotraqueal padrão e pode ser considerada uma via aérea definitiva para pacientes que necessitam de suporte ventilatório prolongado.

B

O combitube é uma via aérea esofágica/traqueal de duplo lúmen que permite conceber rapidamente uma via área. É utilizado principalmente para a intubação difícil ou de emergência. Seu formato permite a colocação às cegas, sem necessidade de um laringoscópio.

C

Os tubos endotraqueais são inseridos na traqueia dos pacientes pela boca ou pelo nariz. As complicações da intubação endotraqueal são poucas e não representam riscos, exceto em casos de aspiração.

D

Os tubos de traqueostomia são inseridos em procedimento eletivo, utilizando técnica cirúrgica aberta convencional no centro cirúrgico. Não podem ser colocados à beira leito, por meio de inserção percutânea.

E

A presença de murmúrio vesicular bilateral e ausência de sons respiratórios sobre o estômago confirmam o posicionamento do tubo endotraqueal, não sendo necessária a realização de radiografia de tórax para confirmar a colocação adequada deste dispositivo.