Imagem de fundo

No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta...

No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. No dia 29 de novembro de 2019, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lançou a nova campanha de Prevenção ao HIV/Aids, que tem como foco incentivar pessoas que não se preveniram em algum momento da vida a procurar uma Unidade de Saúde e realizar o teste rápido. Apesar da queda no número de mortes pela doença, a infecção por HIV cresce mais entre os jovens. Sobre esta doença, assinale a afirmativa INCORRETA.


A

Na fase aguda da doença, os pacientes infectados podem apresentar sintomas parecidos com os de uma gripe.


B

Muitas pessoas soropositivas vivem sem apresentar os sintomas da doença e sem desenvolver a doença por muitos anos.


C

O aparecimento das doenças oportunistas está mais relacionado com o estilo de vida do paciente do que com as funções deficitárias de certos sistemas do seu organismo.


D

Os testes rápidos para a detecção de anticorpos anti-HIV fornecem o resultado em até trinta minutos com amostra de sangue obtida por punção digital ou com amostra de fluido oral.