No procedimento operacional padrão (POP) de cateterização...
Imagem de fundo

No procedimento operacional padrão (POP) de cateterização...

No procedimento operacional padrão (POP) de cateterização enteral, deve constar como etapas do procedimento:


A

A confirmação do posicionamento da sonda enteral por imagem radiográfica é realizada após seis horas do procedimento.


B

Antes de encaminhar o cliente para fazer a radiografia, deve-se checar se houve mudança de pH da secreção aspirada, de ácida para alcalina.


C

o cliente deverá permanecer em decúbito lateral esquerdo, podendo-se administrar também estimulantes do peristaltismo gástrico.


D

Lubrificar a sonda com xilocaína® pomada a 5% e introduzila pela narina até 4 cm abaixo do processo xifóide.


E

manter o cliente em decúbito lateral direito durante a introdução da sonda e auscultar em região epigástrica para confirmar posicionamento.