

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O diagnóstico laboratorial da tuberculose (TB) pulmonar e laríngea se dá, na grande maioria dos casos, por meio de exames de escarro. A adequada coleta de escarro para realização de baciloscopias é importante no acompanhamento e avaliação da eficácia do tratamento adotado. Considerando a participação do Técnico de Enfermagem para elucidação diagnóstica e tratamento, na coleta de escarro para baciloscopia deverá ser realizada:
a coleta de uma amostra de escarro para diagnóstico de casos novos, durante a primeira consulta e da segunda amostra na manhã do dia seguinte, no consultório de enfermagem.
a coleta entre 10 e 15ml de escarro para baciloscopia, com aspecto mucopurulento, realizada no consultório de enfermagem para preservar a privacidade do paciente.
a coleta entre 5 a 10ml de escarro para baciloscopia, obtido da árvore brônquica após esforço de tosse, com aspecto mucopurulento, mensalmente para acompanhamento dos casos.
a coleta entre 5 a 10ml de escarro para baciloscopia, com aspecto mucopurulento; acondicionado em pote descartável de plástico não transparente com capacidade de 35-50 ml.
a coleta entre 5 a 10ml de escarro, com aspecto mucopurulento para baciloscopia, após orientação ao paciente para higienizar a cavidade oral com soluções antissépticas.