Assinale a alternativa correta a respeito da seleção e uso de coberturas utilizadas para curativos de feridas.
Conhecidos por sua adesividade prolongada, os filmes transparentes e os hidrocoloides devem ter sua frequência de troca e método de retirada observados com cuidado para evitar que a pele próxima à ferida sofra lesões por atrito e maceração.
Entre outros critérios, a cobertura ideal deve permitir trocas gasosas, promover o isolamento térmico e manter a interface ferida/curativo seca.
Ao realizar o plano de cuidados e tratamento de uma ferida, o enfermeiro deve considerar que a cobertura selecionada no início será utilizada até que o tecido da lesão esteja restaurado, o que impacta na relação custo-benefício do tratamento.
As coberturas que se caracterizam pela propriedade de estabelecer e manter a umidade da ferida, tais como hidrocoloides e hidrogéis, impedem o desbridamento autolítico e podem aumentar a necessidade do desbridamento instrumental.
Hidrocoloides e hidrogéis são coberturas primárias contraindicadas para o tratamento de feridas de pacientes com distúrbios de coagulação e dor grave.