Imagem de fundo

Considerando o Programa Nacional de Segurança do Paciente...

Considerando o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído em abril de 2013 pela Portaria Nº. 529 do Ministério da Saúde, correlacione os conceitos e as definições, assinalando, a seguir, a opção que apresenta a sequência correta.


I - Segurança do Paciente.

II - Dano.

III - Incidente.

IV - Evento adverso.

V - Cultura de Segurança.

VI - Gestão de risco.


( ) comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo-se doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico.

( ) incidente que resulta em dano ao paciente.

( ) evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente.

( ) redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.

( ) configura-se a partir de cinco características operacionalizadas pela gestão de segurança da organização.

( ) aplicação sistêmica e continua de iniciativas, procedimentos, condutas e recursos na avaliação e controle de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional.


A

(II) (IV) (III) (I) (V) (VI)


B

(II) (III) (IV) (V) (I) (VI)


C

(IV) (II) (III) (V) (I) (VI)


D

(II) (III) (VI) (IV) (V) (I)


E

(I) (II) (III) (IV) (V) (VI)