Imagem de fundo

A transfusão de hemocomponentes e hemoderivados é comum em...

A transfusão de hemocomponentes e hemoderivados é comum em unidades de terapia intensiva. Essa intervenção terapêutica possui riscos de eventos adversos, sendo ações de responsabilidade do enfermeiro a administração e a vigilância para identificar as possíveis complicações. Considerando que foram realizadas todas as conferências de identificação previamente à infusão do hemocomponente, qual é a conduta correta do enfermeiro diante da ocorrência de hipertermia e calafrios durante a infusão do concentrado de hemácias?


A

Interromper a infusão imediatamente e descartar a bolsa do concentrado de hemácias; checar novamente a identificação da bolsa e do receptor; comunicar o médico e realizar a notificação da reação; manter o paciente em observação.


B

Reduzir a velocidade da infusão do concentrado de hemácias desde que não ultrapasse 4 horas do tempo de administração; administrar antitérmico prescrito pelo médico e realizar a notificação em caso de hipotensão, prurido, aparecimento de placas eritematosas ou reação anafilática; manter o paciente em observação.


C

Interromper momentaneamente a infusão e comunicar o médico; administrar o antitérmico prescrito e retornar a infusão após resolução da febre desde que não ultrapasse 4 horas da administração; coletar amostra de sangue do paciente e enviar ao banco de sangue; manter o paciente em observação.


D

Interromper a infusão imediatamente e checar novamente a identificação da bolsa e do receptor; comunicar o médico e encaminhar a notificação da reação juntamente com a bolsa de sangue mesmo que vazia; manter o paciente em observação.


E

Interromper momentaneamente a infusão e comunicar o médico; administrar o antitérmico prescrito e retornar a infusão após resolução da febre desde que não ultrapasse 4 horas da administração; manter o paciente em observação.