Imagem de fundo

Para a enfermeira do Programa de Planejamento Familiar e...

Para a enfermeira do Programa de Planejamento Familiar e Reprodutivo de uma Unidade Básica de Saúde do município de São Paulo foi agendado o procedimento de implante contraceptivo subdérmico, sendo necessário realizar infiltração local com anestésico (botão anestésico) antes da inserção do implante. Nesse contexto, de acordo com o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo,


A

é permitido ao enfermeiro com capacitação e treinamento realizar apenas o procedimento de implante contraceptivo subdérmico, sendo que a infiltração local com anestésico é um procedimento privativo do médico.


B

é permitido ao enfermeiro com capacitação e treinamento realizar o procedimento de implante contraceptivo subdérmico e a anestesia local com infiltração subdérmica, mediante a sistematização da assistência de enfermagem e protocolo institucional.


C

não é permitido ao enfermeiro realizar o procedimento de implante contraceptivo subdérmico e a anestesia local com infiltração subdérmica.


D

é permitido ao enfermeiro com capacitação e treinamento realizar o procedimento de implante contraceptivo subdérmico e a anestesia local com infiltração subdérmica, sob supervisão médica.