

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
As alterações no volume do líquido amniótico podem ter causalidade relacionada a fatores maternos, fetais e anexiais (BRASIL, 2012). Sobre as causalidades fetais e as alterações no volume do líquido amniótico, é correto afirmar:
O oligo-hidrâmnio é a redução patológica do volume de líquido amniótico na gestação. Esta condição é resultante de fatores maternos e anexiais, não tendo relação com fatores fetais.
No oligo-hidrâmnio, a amniorrexe prematura e a ingestão de fármacos são causalidades fetais que reduzem o volume de líquido amniótico.
O poli-hidrâmnio é o aumento excessivo do volume do líquido amniótico, superior a 2.000ml, em gestações acima de 30 semanas. Entre as causas fetais, encontra-se a ocorrência de anomalias congênitas de sistema nervoso central.
Entre as anomalias congênitas de sistema nervoso central que não têm repercussão sobre aumento no volume do líquido amniótico, pode-se citar a microcefalia e os defeitos de tubo neural.
Nos fatores relacionados à ocorrência do oligo-hidrâmnio e poli-hidrâmnio, as causas maternas e anexiais predominam na relação de causalidade, em detrimento das causas fetais, que são menos frequentes.