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A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e ...

A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecidos internacionalmente.


(Disponível em: https://www.ona.org.br.)


O Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar é um instrumento de avaliação desenvolvido para apreciar a qualidade da assistência à saúde em todas as organizações prestadoras de serviços hospitalares. Considerando os princípios da segurança e da organização, que são contemplados no nível 2 – evidências de adoção do planejamento na organização da assistência referentes à documentação, corpo funcional, treinamento, controle, estatísticas básicas para a tomada de decisão clínica e gerencial, e práticas de auditoria interna –, é excludente neste nível:

A

Evidência de atuação focalizada no cliente/paciente.

B

Existência de normas, rotinas e procedimentos documentados, atualizados, disponíveis e aplicados.

C

Evidência da introdução e utilização de uma lógica de melhoria de processos em ações assistenciais e procedimentos médico-sanitários.

D

Uso de sistemas de aferição da satisfação dos clientes e existência de um programa institucional da qualidade e produtividade implantado com evidências de impacto sistêmico.