Imagem de fundo

O gerenciamento da qualidade e segurança do paciente no setor de saúde faz parte do rol...

O gerenciamento da qualidade e segurança do paciente no setor de saúde faz parte do rol das ações institucionais que requerem a expertise do profissional enfermeiro. Nesse contexto, a direção do serviço de saúde deve constituir o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), que possui princípios e diretrizes, tais como: a disseminação sistemática da cultura de segurança,

A

a elaboração de protocolos de segurança do paciente, o monitoramento dos indicadores de risco e o acompanhamento dos programas de capacitação em segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde.

B

a articulação e a integração dos processos de gestão de risco, a elaboração de protocolos de segurança do paciente e a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde.

C

o monitoramento dos indicadores de risco, a garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde e o acompanhamento dos programas de capacitação em segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde.

D

a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde, a articulação e a integração dos processos de gestão de risco e a garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.