Imagem de fundo

Paciente interna com fraqueza extrema, queda de cabelo...

Paciente interna com fraqueza extrema, queda de cabelo, distúrbios menstruais e voz rouca. Após avaliação médica e exames, recebe o diagnóstico de hipotireoidismo. Ao iniciar o tratamento medicamentoso, é importante que o enfermeiro tenha conhecimento sobre as possíveis interações medicamentosas. Diante disso, assinale a alternativa INCORRETA.


A

A absorção do hormônio tireoidiano diminui quando são administrados antiácidos contendo magnésio.


B

Os hormônios tireoidianos aumentam os níveis de glicemia, podendo exigir ajuste na dose de insulina ou dos hipoglicemiantes orais.


C

A levotiroxina sintética constitui no tratamento comum para o hipotireoidismo, associando a esse fármaco a hidrocortisona para a insuficiência suprarrenal.


D

Os hormônios tireoidianos podem aumentar o efeito farmacológico dos digitálicos, anticoagulantes e indometacina, sendo importante a observação e avaliação cuidadosa dos efeitos colaterais.


E

Os efeitos do hormônio tireoidiano podem ser aumentados pela administração de fenitoína e antidepressivos.