Em 6 de junho de 2023, a Organização Mundial de Saúde emitiu alerta sobre o aumento de hospitalizações de crianças menores de 2 anos, em vários países, incluindo o Brasil, decorrentes de insuficiência respiratória relacionada a alguns vírus respiratórios. Cenários como esse causam grande impacto à saúde pública e necessitam de equipe qualificada para implementação de adequada assistência às crianças acometidas.
Sobre a insuficiência respiratória aguda em crianças, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) A insuficiência respiratória é definida como a incapacidade do sistema respiratório em manter oxigenação sanguínea adequada, podendo ou não ocorrer retenção sérica de dióxido de carbono. Em crianças, é considerada a causa mais comum de parada cardiopulmonar. ( ) A observação e o julgamento da equipe de enfermagem são vitais no reconhecimento e no tratamento precoce da insuficiência respiratória. Dentre os sinais de insuficiência respiratória aguda que devem ser identificados, estão: sonolência, confusão mental, dispneia, depressão respiratória e bradicardia. ( ) Dentre as causas da insuficiência respiratória aguda em crianças, de forma isolada ou associada, destacam-se a obstrução das vias aéreas, a doença do parênquima pulmonar e a alteração no mecanismo de controle da respiração. ( ) O manejo da insuficiência respiratória aguda envolve a manutenção da via aérea pérvia; o suporte respiratório, com oxigenação e/ou ventilação adequadas (FiO2=100%); suporte cardiovascular; tratamento da doença de base. |
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
V, V, V, V.
V, V, V, F.
F, V, V, V.
F, F, V, V.
V, V, F, F.