Imagem de fundo

A dengue é endêmica no Brasil e tem um padrão sazonal, coincidente com períodos quentes...

A dengue é endêmica no Brasil e tem um padrão sazonal, coincidente com períodos quentes e chuvosos, quando são observados o aumento do número de casos e um risco maior para epidemias. Trata-se de uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, que pode apresentar amplo espectro clínico, podendo parte dos pacientes evoluir para formas graves, e inclusive levar a óbito. Nesse contexto e buscando evitar a evolução da doença para as formas graves, o enfermeiro que presta assistência na atenção básica deve conhecer os sinais de alarme que indicam o agravamento do caso. Tais sinais incluem

A

sangramento de mucosa, erupções na pele, letargia e ou irritabilidade, tonteira persistente, ascite e disfagia.

B

tonteira persistente, constipação, disfagia, hipertensão postural, erupções na pele e aumento ganglionar na região cervical.

C

dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, ascite, derrame pleural e ou pericárdico, sangramento de mucosa, letargia e ou irritabilidade.

D

hipertensão postural, vômitos persistentes, aumento ganglionar na região cervical e dor abdominal intensa e contínua, constipação e derrame pleural e ou pericárdico.