Conforme Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, (CEPE), é dever da equipe de enfermagem prestar assistência livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência. Sobre isso, assinale alternativa correta.
Imperícia é definida como um agir sem cautela e atenção necessária, com precipitação, afoitamento ou inconsideração. É uma conduta arriscada, perigosa, impulsiva.
Um exemplo de uma situação de imperícia no contexto de enfermagem, seria quando um profissional de enfermagem substitui uma medicação prescrita por outra supostamente similar, sem conhecê-la suficientemente para efetuar essa substituição, o que pode trazer algum tipo de risco ou dano ao paciente.
Imprudência é compreendida como a inércia do profissional que não evita o resultado lesivo, mas não o faz por indolência, descuido ou desatenção.
Negligência consiste na falta de conhecimento técnico no exercício da profissão, na atuação de um profissional que não leva em consideração o que sabe ou deveria saber.