Em relação às práticas de esterilização de materiais em serviços de saúde, indique a opção correta sobre um método específico de esterilização, de acordo com as últimas diretrizes brasileiras.
Esterilização por Plasma de Peróxido de Hidrogênio: indicada para esterilizar produtos termossensíveis e úmidos, como fibras ópticas e endoscópios flexíveis, sem restrições quanto à presença de celulose nos materiais.
Esterilização por Radiação Gama: adequada para materiais termoestáveis e radiossensíveis, usada amplamente em hospitais para esterilizar produtos farmacêuticos e instrumentais metálicos sensíveis ao calor, com ampla compatibilidade material.
Esterilização por Óxido de Etileno: recomendada principalmente para artigos críticos que não suportam calor, sendo apropriada para tecidos cirúrgicos, sendo seguro e eficaz mesmo na presença de resíduos orgânicos.
Esterilização por Calor Úmido (Autoclavação): recomendada para a esterilização de artigos semicríticos, tais como material de uso médico e hospitalar que não entra em contato com mucosas ou pele não íntegra, sendo menos indicada para materiais que possam ser danificados pela umidade.