As arritmias são alterações do ritmo cardíaco, e seu reconhecimento precoce, juntamente com a compreensão dos fatores desencadeantes, é de extrema importância nos serviços de emergência. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Torsades de pointes (TdP) significa “torção das pontas” e é definida como associação entre taquicardia ventricular polimórfica e intervalo QT longo. O tratamento dessa arritmia, caso haja instabilidade hemodinâmica, é a cardioversão elétrica imediata com 200 joules.
Nas bradicardias instáveis, a atropina é a primeira droga a ser administrada e pode ser repetida a cada 3 a 5 min, não ultrapassando uma dose total de 3 mg.
Pacientes com hipertensão intracraniana rapidamente progressiva podem evoluir com síndrome de Cushing, que consiste em bradicardia, hipertensão e arritmia respiratória.
No bloqueio atrioventricular 2:1, o eletrocardiograma apresenta a característica específica de: a cada duas “ondas P”, uma é bloqueada, não sendo possível ver progressão de intervalo PR, e, portanto, não há como diferenciar bloqueio atrioventricular de segundo grau entre Mobitz I e II.
A hipercalemia muitas vezes se apresenta como uma taquicardia de QRS largo.