Os pacientes nos estágios 1 a 3 da Doença Renal Crônica (DRC) geralmente não manifestam sintomas. Já nos estágios 4 e 5, eles desenvolvem sintomas, como anemia e acidose metabólica.
A respeito da classificação das intervenções de enfermagem (NIC) e da classificação dos resultados de enfermagem (NOC), usadas para otimizar o manejo de pacientes com DRC em estágios avançados, assinale a afirmativa correta.
NIC e NOC são ferramentas de diagnóstico importantes para o gerenciamento de anemia em pacientes com DRC.
NIC e NOC são úteis para determinar diagnósticos médicos, as intervenções de enfermagem devem ser guiadas com a aplicação da SAE.
As classificações NIC e NOC são diagnósticos médicos e devem ser aplicadas em condições crônicas como a DRC, tendo em vista a especificidade das classificações.
As classificações não podem ser usadas em estudos clínicos e na prática clínica regular, contudo, NIC e NOC são usadas para estabelecer diagnósticos médicos.
As classificações NIC e NOC são efetivas para guiar as intervenções de enfermagem e avaliar os resultados no manejo da DRC, ajudando a personalizar o cuidado ao paciente.