Imagem de fundo

O paciente, em tratamento quimioterápico, apresenta hemograma com Hb = 8.2 g/dL, leucóc...

O paciente, em tratamento quimioterápico, apresenta hemograma com Hb = 8.2 g/dL, leucócitos = 2.100/mm³ (neutrófilos = 18%), plaquetas = 38.000/mm³. Tendo em vista esses parâmetros e o risco de complicações, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico de enfermagem prioritário e as intervenções baseadas em evidências.


A

Proteção ineficaz relacionada à neutropenia; implementar precauções padrão e orientar a respeito da prevenção de infecções em ambiente domiciliar.


B

Fadiga relacionada à anemia; estimular repouso absoluto e administrar concentrado de hemácias conforme prescrição.


C

Risco de sangramento relacionado à plaquetopenia; orientar acerca da prevenção de traumas e monitorar sinais de sangramento oculto.


D

Perfusão tissular periférica ineficaz relacionada à pancitopenia; monitorar sinais vitais e realizar balanço hídrico rigoroso.