

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.
Sobre essa política, é correto afirmar:
A humanização é a valorização dos usuários, mas não dos trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde.
Não é necessário incluir as redes sociofamiliares dos usuários nos processos de cuidado para a ampliação da corresponsabilização no cuidado de si.
A PNH não propõe a melhora das condições de trabalho e de atendimento na área da saúde. Essa seria a proposta de outras políticas.
As rodas de conversa, o incentivo às redes e movimentos sociais e a gestão dos conflitos gerados pela inclusão das diferenças são ferramentas experimentadas que ainda não apresentam resultados positivos.
Incluir os trabalhadores na gestão é fundamental para que eles, no dia a dia, reinventem seus processos de trabalho e sejam agentes ativos das mudanças no serviço de saúde.