Imagem de fundo

Paciente masculino, 42 anos, vítima de queda de estrutura metálica, é admitido com dor ...

Paciente masculino, 42 anos, vítima de queda de estrutura metálica, é admitido com dor torácica intensa à direita, taquipneia, jugulares colabadas, ausência de murmúrio vesicular, macicez à percussão e sinais de hipoperfusão. A oximetria mostra 86% com O₂ a 10 L/min e a PA está em 80×50 mmHg. Considerando os critérios diagnósticos para hemotórax maciço, os protocolos de estabilização torácica e os limites técnico-legais da atuação de enfermagem em ambiente de trauma, qual deve ser a conduta prioritária e legalmente segura?


A

Iniciar reposição volêmica agressiva com cristaloides, manter oxigênio em alto fluxo e acionar imediatamente o cirurgião de trauma para drenagem torácica.


B

Administrar morfina EV, iniciar máscara de Venturi a 100% e mobilizar o paciente para decúbito lateral esquerdo, a fim de melhorar a ventilação residual.


C

Solicitar gasometria arterial, aplicar compressa quente no hemitórax e iniciar infusão lenta de solução hipertônica.


D

Realizar toracocentese com punção aspiração direta sob técnica estéril, seguindo os protocolos de emergência da enfermagem em urgência torácica.


E

Estimular tosse produtiva, realizar aspiração orotraqueal contínua e manter o paciente em repouso absoluto até decisão cirúrgica formal.