Imagem de fundo

João, 35 anos, chega ao Centro de Atenção Psicossocial...

João, 35 anos, chega ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) acompanhado por sua família, a qual relata que ele faz uso abusivo de álcool e crack, com frequentes crises de abstinência e dificuldades em manter-se no trabalho. João demonstra resistência ao tratamento e apresenta ideação paranoide. A família está esgotada e busca apoio para o cuidado. Considerando a Portaria nº 130/2012, assinale a alternativa correta quanto a esse caso.


A

Essa Portaria define que os casos leves e moderados, como o de João, sejam acompanhados e tratados na Unidade Básica de Saúde (UBS). Apenas os casos graves deverão ser encaminhados para o CAPS.


B

A Portaria estabelece que o CAPSad III deve funcionar exclusivamente durante o dia, não oferecendo leitos de acolhimento noturno para usuários em crise. Nos casos de surtos noturnos, o paciente deve ser acolhido no UPA.


C

O caso clínico descreve uma situação grave em que o usuário deve ser encaminhado para um hospital psiquiátrico de longa permanência, conforme as diretrizes da Portaria.


D

De acordo com essa Portaria, o atendimento do usuário no CAPS deve focar na reinserção social e na construção de um projeto terapêutico singular, envolvendo a família e a comunidade.


E

O caso de João deverá envolver, inicialmente, o atendimento no hospital psiquiátrico, com monitoramento permanente da UBS. Após alta hospitalar, ele poderá residir nos serviços residenciais terapêuticos.