

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Antônio,54 anos, casado, professor da rede pública e municipal, procurou a unidade básica de saúde (UBS) com queixa de: dor, dormência e formigamento em membro superior direito há 7 dias. Segundo a paciente, quando começa a escrever ou digitar, tem dores no braço; quando chega em casa, mal consegue fazer tarefas simples como lavar os pratos e pentear o cabelo. Após anamnese e exame físico, o médico da UBS chegou ao diagnóstico de LER/DORT (lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho). É CORRETO afirmar, a esse respeito, que:
O médico tem até 24 horas para realizar a notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
Senhor Antônio deve ser referenciado ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador para que seja feita a notificação.
Todas as doenças, lesões e síndromes que afetam o sistema músculo esquelético, causadas, mantidas ou agravadas pelo trabalho devem ser notificadas.
LER/DORT não são consideradas doenças ocupacionais.