

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Durante o plantão noturno em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a enfermeira observou que um paciente em uso contínuo de norepinefrina apresentava palidez e frialdade no membro superior direito, onde a droga está sendo infundida por acesso venoso periférico.
A infusão foi iniciada em contexto emergencial, antes da punção de um acesso venoso central, e agora nota-se infiltração, edema e endurecimento ao redor do sítio. Considerando os riscos associados e as boas práticas de administração de fármacos vasoativos, assinale a opção que apresenta a conduta segura e tecnicamente correta.
Aumentar o fluxo da infusão para evitar refluxo venoso e suspender após estabilização hemodinâmica.
Retirar imediatamente o acesso periférico e aplicar compressa morna no local para reduzir lesão tecidual.
Comunicar à equipe médica, interromper a infusão, iniciar manobras de contenção do extravasamento e providenciar novo acesso venoso profundo.
Suspender a norepinefrina, irrigar o local com solução salina e administrar a droga por via oral, enquanto se punciona novo acesso.
Realizar rodízio do acesso venoso para o membro inferior e massagear o local da infiltração com pomada anti-inflamatória.