

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Um paciente com diagnóstico médico de DPOC encontra-se em unidade clínica, apresentando dispneia aos mínimos esforços, uso de musculatura acessória para respirar, sibilos e fadiga. O enfermeiro realiza a avaliação clínica para elaborar o plano de cuidados.
Com relação ao diagnóstico de enfermagem nas doenças respiratórias, assinale a alternativa correta:
“Ventilação espontânea prejudicada” é um diagnóstico indicado apenas quando o paciente se encontra em ventilação mecânica.
“Troca gasosa prejudicada” refere-se a uma condição em que o paciente apresenta alterações na oxigenação e/ou eliminação de CO₂.
O diagnóstico “Padrão respiratório ineficaz” se aplica a pacientes com hiperventilação, porém não contempla alterações no ritmo respiratório.
O diagnóstico “Desobstrução ineficaz das vias aéreas” é apropriado em casos de apneia central do sono.
“Perfusão tissular ineficaz: pulmonar” refere-se ao transporte inadequado de oxigênio pela corrente sanguínea devido à má adesão ao tratamento.