

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Durante o cuidado a um paciente internado na unidade de cardiologia com insuficiência cardíaca descompensada, a enfermeira observa que os familiares estão inseguros em participar do cuidado e que a equipe apresenta dificuldades em compartilhar decisões clínicas. À luz dos princípios da Política Nacional de Humanização (PNH), qual deve ser a conduta adotada pela enfermeira que mais se alinha à diretriz da cogestão e da valorização dos sujeitos no processo de cuidado?
Reforçar junto à equipe médica a necessidade de restringir o acesso dos familiares às discussões clínicas para preservar a autonomia técnica dos profissionais de saúde.
Conduzir reuniões com a equipe multiprofissional para uniformizar condutas e manter uma comunicação unidirecional com a família, assegurando que as decisões sejam transmitidas de forma padronizada.
Estimular a participação dos familiares e dos profissionais em rodas de conversa, favorecendo a escuta qualificada, o compartilhamento de saberes e a corresponsabilização pelas decisões terapêuticas.
Delegar ao serviço social a mediação com a família, garantindo que a equipe de enfermagem se concentre nas tarefas assistenciais diretas e na manutenção da estabilidade clínica.
Registrar as queixas da família em prontuário e comunicar à chefia imediata, sem intervir diretamente, para evitar conflitos interprofissionais e sobrecarga emocional.