

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Durante o atendimento de rotina na Atenção Primária, a enfermeira avalia um paciente de 54 anos com história de hipertensão arterial que relata cefaleia e episódios de visão turva nas últimas semanas. A aferição da pressão arterial revela valores persistentemente elevados, apesar do uso irregular da medicação. O paciente admite desconhecer técnicas corretas de automonitoramento e critérios de risco cardiovascular. Considerando o manejo inicial dos problemas cardiovasculares na APS, qual deve ser a conduta prioritária da enfermeira?
Suspender imediatamente toda medicação anti-hipertensiva até nova consulta médica.
Afirmar que episódios de visão turva são irrelevantes e não exigem mudança no manejo.
Recomendar que o paciente aumente espontaneamente a dose do anti-hipertensivo sempre que sentir dor de cabeça.
Orientar sobre adesão ao tratamento, técnica adequada para automonitoramento e medidas não farmacológicas, reforçando acompanhamento regular.