Imagem de fundo

Segundo Perry e Potter, (2021), a administração pela via...

Segundo Perry e Potter, (2021), a administração pela via intramuscular, (IM), consiste na aplicação do medicamento no músculo profundo, tecido com ampla vascularização, o que favorece absorção mais rápida quando comparada à via subcutânea. Alterações no fluxo sanguíneo local podem interferir na velocidade e na quantidade de medicamento absorvido. Sobre essa via de administração de medicamentos, assinale alternativa incorreta.


A

O músculo deltoide, apesar de ser de fácil acesso, pode não apresentar desenvolvimento adequado em algumas pessoas. É indicado para administração de pequenos volumes, especialmente em imunizações de rotina em crianças maiores e adultos, ou quando outros sítios não estiverem disponíveis.


B

O músculo vasto lateral pode ser utilizado em adultos, sendo o local preferencial para aplicação de imunobiológicos em lactentes e crianças, devido à boa massa muscular nessa faixa etária.


C

O músculo dorsoglúteo é considerado o local de escolha para aplicação intramuscular, por apresentar baixo risco de lesão nervosa ou vascular e maior previsibilidade de absorção.


D

O músculo ventroglúteo corresponde à região do glúteo médio, localiza-se profundamente e encontra-se afastado de grandes nervos e vasos, sendo considerado um dos sítios mais seguros para aplicação intramuscular em diferentes faixas etárias.