

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Para responder às questões número 29 e 30, considere o relato (hipotético) apresentado a seguir:
Durante visita domiciliar para avaliação e acompanhamento de um idoso de 64 anos, portador de enfisema pulmonar grau leve, sem necessidade de oxigenoterapia, artrite reumatoide em remissão, hipertensão arterial e diabetes tipo 2 há 6 anos, o enfermeiro da equipe de saúde da família foi informado pelo paciente que ele vinha seguindo as orientações alimentares realizadas na última consulta e estava tomando o novo esquema terapêutico prescrito pelo médico recentemente, porque a sua “glicose no sangue andava um pouco mais alta do que devia”. Ao analisar o prontuário, o enfermeiro constatou, entre outros registros recentes, que o médico havia alterado o esquema terapêutico do paciente introduzindo o medicamento à base de dapagliflozina. Ao longo da consulta domiciliar, entre outras atividades, o enfermeiro reafirmou a importância de observar as orientações dietéticas e junto com o idoso definiu as ações a serem desenvolvidas com o objetivo de alcançar as metas de controle da glicemia.
Com base nas condições clínicas do idoso, as metas a serem alcançadas para a glicemia de jejum e períodos pré-prandiais (GJ/PP); glicemia 2h após as refeições (G2hPR); glicemia ao deitar (GD) e hemoglobina glicada (HbA1c) são:
GJ/PP = 90-150 mg/dL; G2hPR = menor que 180 mg/dL; GD = 100-180 mg/dL; HbA1c = menor que 8,0%.
GJ/PP = 80-130 mg/dL; G2hPR = menor que 180 mg/dL; GD = 90-150 mg/dL; HbA1c = menor que 7,5%.
GJ/PP = 100-180 mg/dL; G2hPR = menor que 200 mg/dL; GD = 110-200 mg/dL; HbA1c = menor que 8,5%.
GJ/PP = 80-130 mg/dL; G2hPR = menor que 180 mg/dL; GD = menor que 150 mg/dL; HbA1c = menor que 7,0%.
GJ/PP = 100-180 mg/dL; G2hPR = menor que 180 mg/dL; GD = 110-200 mg/dL; HbA1c = menor que 8,0%.