Imagem de fundo

Uma paciente idosa de 78 anos, institucionalizada...

Uma paciente idosa de 78 anos, institucionalizada, apresenta imobilidade restrita ao leito devido a sequelas de um AVC. O técnico de enfermagem observa, durante o banho no leito, uma área de hiperemia não branqueável (vermelhidão que não fica branca ao pressionar) na região do trocânter direito, com pele íntegra. Segundo a classificação internacional de Lesões por Pressão (NPUAP), essa apresentação clínica corresponde ao Estágio 1. Considerando as medidas de prevenção e cuidados de enfermagem para a saúde da pele do idoso e prevenção de úlceras, assinale a alternativa que contém a intervenção prioritária e correta para este caso.


A

Instituir o protocolo de mudança de decúbito rigorosa a cada 2 horas, evitando posicionar a paciente sobre a área hiperemiada (lado direito), e utilizar superfícies de suporte redutoras de pressão (como colchão pneumático ou de viscoelástico).


B

Utilizar almofadas em formato de anel (roda d'água) sob a região do quadril, pois esse dispositivo é o mais indicado para aliviar a pressão central na área trocantérica e sacral.


C

Realizar massagem vigorosa de conforto sobre a área avermelhada a cada 2 horas para estimular a circulação sanguínea local e reverter a isquemia tecidual causada pela pressão.


D

Aplicar talco ou amido de milho na região afetada para reduzir a fricção com o lençol e manter a pele seca, evitando a maceração que predispõe ao rompimento da derme.