

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Um usuário de 63 anos, com diabetes mellitus tipo 2 há 15 anos, comparece à consulta de enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS) com hemoglobina glicada de 9,7%, obesidade abdominal, uso irregular de medicação, relato de visão borrada e diminuição de sensibilidade plantar. A Enfermeira realiza coleta de dados ampliada, identifica problemas prioritários, orienta quanto ao autocuidado e organiza plano assistencial com seguimento longitudinal. Considerando isso, assinale a alternativa CORRETA.
O rastreamento de complicações crônicas do diabetes não integra a consulta de enfermagem na APS, pois depende de especialista.
Na APS, o acompanhamento do diabetes mellitus tipo 2 limita-se à renovação de receitas e ao agendamento de exames anuais.
O Processo de Enfermagem, nesse caso, pode incluir diagnósticos relacionados à adesão ineficaz, risco de integridade cutânea prejudicada e necessidade de educação em saúde.
O encaminhamento ao nível especializado encerra a responsabilidade assistencial da equipe da APS.