

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Caso hipotético: J.C., sexo feminino, 65 anos, tabagista de longa data, com história familiar de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e antecedentes de infecções respiratórias recorrentes na infância foi admitida em unidade de saúde com queixas de tosse crônica, produção de expectoração e dispneia. Após investigação, foi diagnosticada com DPOC, confirmada por espirometria. Ao exame físico, o enfermeiro observa respiração com lábios franzidos e, à auscultação pulmonar, presença de estertores grossos difusos em ambos os hemitórax.
Com base no caso apresentado sobre doenças respiratórias, analise as assertivas a seguir.
I- A DPOC resulta, em geral, da interação entre fatores genéticos e ambientais, sendo o tabagismo um importante fator de risco para J.C., associado à história familiar de DPOC e a antecedentes de infecções respiratórias recorrentes na infância.
II- Os estertores grossos são sons respiratórios de baixa amplitude, curta duração e alta frequência, típicos de doenças pulmonares obstrutivas.
III- No cuidado de enfermagem à paciente J. C., uma medida importante para prevenir a exacerbção da DPOC é a vacinação para influenza e pneumococo.
IV- A respiração com lábios franzidos apresentada pela paciente está associada à doença pulmonar crônica, também sendo utilizada como uma das técnicas de exercício respiratório para melhorar a ventilação e a oxigenação.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
II.
I e II.
III e IV.
I, III e IV.
I.