Imagem de fundo

Para atuar no psiquismo, os psicofármacos precisam vencer...

Para atuar no psiquismo, os psicofármacos precisam vencer uma série de barreiras até atingir o sistema nervoso central. A área em que irão atuar está intimamente ligada aos efeitos que produzem, sejam eles desejáveis ou não. Acerca da atuação e dos efeitos adversos dos psicofármacos, assinale a opção correta.


A

A fadiga, a sonolência, a lentidão e a confusão mental não são efeitos colaterais apresentados durante o uso dos ansiolíticos.


B

Os antidepressivos são eficazes em muitas formas de transtornos mentais, porém produzem euforia e pequena melhora no humor dos pacientes.


C

O uso de hipnóticos não agrava o quadro de pessoas que sofrem de apneia do sono.


D

As drogas ansiolíticas são capazes de aliviar os sintomas de ansiedade, interferindo, excessivamente, em outras funções cerebrais.


E

Os neurolépticos ou antipsicóticos reúnem um grupo de drogas com propriedades terapêuticas e farmacológicas comuns, em especial no tratamento de transtornos psicóticos como esquizofrenia.