O conceito adotado atualmente na Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no SUS, a PNH, define que “Ambiência na Saúde se refere ao tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana” (BRASIL, 2006). Considerando esse contexto, assinale a afirmativa verdadeira:
A
A Ambiência é a “Diretriz Espacial” para as demais diretrizes da PNH, apon-tando-se um único desafio que é o organizar “o que fazer”.
B
A diretriz da Ambiência propõe uma ampliação do olhar sobre a produção do espaço físico na saúde.
C
A diretriz da Ambiência possibilita afirmar que poucos fatores atuam na com-posição de territórios de encontros no SUS.
D
Ao adotar a diretriz da Ambiência para a produção dos espaços na saúde, atinge-se um retrocesso qualitativo no debate da humanização dos serviços.