

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Acerca das rotinas e dos cuidados na admissão de pacientes, assinale a alternativa correta.
É necessário se referir ao paciente por diagnósticos, número do leito ou de outra forma que não seja o nome dele, para evitar a proximidade pessoal.
Durante a admissão, deve-se identificar o leito com o impresso de identificação do paciente, identificar alergias e restrições, quando houver, colocar a pulseira de identificação e orientar quanto aos cuidados prescritos durante a internação hospitalar do paciente.
Como resultados aguardados durante a admissão, espera-se que alguns pacientes sejam acolhidos corretamente, de acordo com a rotina estabelecida, e que sejam orientados para que as respectivas necessidades de saúde sejam atendidas.
Durante a admissão, o enfermeiro deve sistematizar as ações de enfermagem de admissão do paciente somente na enfermaria.
É preciso orientar o paciente a acionar o serviço de nutrição para conversar acerca da dieta dele.
O preparo do leito hospitalar tem a finalidade de receber um paciente ou para manter a cama ocupada limpa. Em relação ao leito com paciente, assinale a alternativa CORRETA:
É feito para aguardar o paciente que está na sala de cirurgia ou em exame, sob anestesia.
Deve ser preparado aproximadamente duas horas após ter sido feita a limpeza geral permitindo o arejamento do ambiente.
Em sua maioria o leito é arrumando durante o banho no leito, para evitar perda de tempo e esforços.
Têm por finalidade proporcionar conforto, segurança, prevenir infecções e facilitar a colocação do paciente no leito.
Consiste no leito que está desocupado, aguardando para receber um paciente.
O preparo do leito oferece conforto e segurança ao paciente, mantém o ambiente com aspecto agradável e facilita a colocação deste no leito. Assinale a assertiva que contém os tipos de cama existentes.
Cama móvel, cama baixa, cama alta.
Cama em ordem, cama em sequência.
Cama fechada, cama aberta, cama de operado.
Cama comum, cama em leque, cama completa.
A criança hospitalizada para procedimento cirúrgico estará sujeita a influências do ambiente e passará por sofrimentos de ordem física e emocional, tanto quanto aquelas que se internam por qualquer outro motivo (OLIVEIRA; VIERA; COLLET, 2010). Sobre os cuidados pré-operatórios da criança, é CORRETO afirmar:
Na admissão da criança na unidade, investiga-se o tratamento proposto, a dieta, medicações em uso, alergias. Verifica-se o peso, a altura, os sinais vitais e a implementação da prescrição médica.
Na admissão da criança na unidade, observa-se seu estado geral, temperatura, coloração da pele, curativo, sondas, drenos, fluidoterapia, sinais vitais, estado de consciência, eliminação urinária.
Na admissão da criança na unidade, avaliam-se evidências de dor, peristalse, distensão vesical, sinais de desidratação, sinais de infecção, sinais de choque, distensão abdominal e sangramento.
Na admissão da criança na unidade, realiza-se a fixação de sondas e drenos no leito e verifica-se seu funcionamento, manutenção de acesso venoso permeável, manutenção de vias aéreas permeáveis.
O momento de entrada do paciente no serviço de saúde para ocupação de um leito, com a finalidade de submeter-se a um tratamento clínico, cirúrgico e ou à realização de procedimentos específicos, é definido por
alta.
admissão.
desocupação.
transferência
O processo regulatório de leitos se dá para um melhor ordenamento da disponibilidade (oferta) frente à busca (procura). Sobre o processo de internação hospitalar, é correto afirmar que
Porta de entrada em serviços de saúde é o local onde o paciente aguarda após transferência a regulação para o leito.
Regulação é o envio de pacientes com exames já realizados e com acompanhante à unidade destino, sem prévio acordo.
Unidade de referência é aquela próxima à residência do paciente e onde seja ofertado o serviço que ele queira naquele momento.
Contrareferência é a devolução do caso clínico a outra unidade de saúde, com orientações para seguimento ou tratamento que não se disponha na unidade.
Vaga zero é quando uma autoridade de saúde realiza uma ligação para o plantonista e encaminha o paciente na certeza que ele irá ser atendido, porque o profissional que irá recebê-lo é seu amigo.
As unidades de terapia intensiva e as unidades de cuidados intermediários (UCI) devem ser articuladas de forma a garantir assistência de qualidade que seja condizente com a condição clínica dos pacientes. Com o envelhecimento progressivo da população, as chances de indivíduos necessitarem de leitos de atendimento complexo e especializado aumentam cada vez mais.
PADILHA, K. G. et al. Enfermagem em UTI: cuidando do paciente crítico.
Barueri: Manole, 2014, com adaptações.
Acerca da admissão de pacientes críticos, assinale a alternativa correta.
Pacientes considerados de prioridade 3 são aqueles que não possuem indicação de terapia intensiva. São indivíduos com doenças terminais e que geralmente não necessitam de intervenções terapêuticas complexas.
A admissão tardia na UTI é uma situação que pode gerar desfecho desfavorável e está ligada não somente à falta de leitos disponíveis, mas também à escassez de protocolos hospitalares de transferência interna.
O Acute Physiology and Chronic Health Evaluation (APACHE II) é um índice de prognóstico amplamente utilizado no cenário de terapia intensiva e avalia oito variáveis clínicas.
O processo de enfermagem deve ser realizado de forma sistematizada e individualizada, constituindo cinco etapas, na sequência: coleta de dados, diagnóstico, intervenção, avaliação e planejamento.
Evento adverso é uma injúria relacionada à doença de base do paciente. Dessa forma, apesar de ser prejudicial ao paciente, não pode ser prevenido pela equipe.
A hospitalização infantil é um acontecimento estressante e traumatizante, pois acaba por romper com o meio social da criança, suas atividades de vida diária, hábitos e costumes. Sobre as estratégias que podem minimizar os efeitos nocivos da hospitalização nesse período, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Estimular a criança a rir e a alegrar-se pode favorecer o crescimento e desenvolvimento saudáveis, além de beneficiar na aprendizagem e na interação social.
( ) Quando o profissional de enfermagem adota estratégias para facilitar o entendimento da criança sobre a função e necessidade do tratamento, esta sente-se mais segura. Para tanto, é necessário que o profissional utilize de uma escuta acolhedora e ativa, a fim de transmitir respeito e segurança ao paciente pediátrico, avaliando seu nível de entendimento.
( ) Uma postura firme e autoritária, no intuito de ordenar comportamentos, muitas vezes necessária no momento, não prejudica no entendimento do tratamento e na percepção da criança acerca do profissional que está prestando atendimento.
V – V – F.
V – V – V.
F – V – V.
F – F – V.
V – F – V.
Considerando que pacientes, familiares e acompanhantes são parceiros nos esforços para a prevenção de falhas e danos em serviços de saúde, o enfermeiro, durante suas atividades de educação em saúde junto aos pacientes internados, seus familiares e a equipe de saúde, deve orientá-los que
o uso correto de antimicrobianos em ambiente domiciliar não previne as infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS) causadas por microrganismos multirresistentes.
a responsabilidade por instituir as medidas para prevenir riscos e reduzir os danos aos pacientes nos serviços de saúde é de competência exclusiva da Vigilância Sanitária.
as superfícies e equipamentos, como mesas de cabeceira, bombas de infusão e estetoscópio, não são contaminados por microrganismos multirresistentes.
os pacientes transferidos de outros hospitais devem ser colocados em “precaução de contato”.
no pós-operatório, após a alta hospitalar, sinais como dor, sensibilidade e vermelhidão no local da cirurgia são condições esperadas e que devem ser comunicadas ao médico no seu retorno ambulatorial, não havendo caráter de urgência.
Uma enfermeira está realizando a admissão de um paciente de 4 anos, que foi colocado em quarto privativo em precauções por aerossóis e contato, devido a diagnóstico médico de varicela infectada. Pode ser considerado como fator de estresse para a família desse paciente
a hiperatividade e birra do paciente, por ser escolar.
o uso dos equipamentos de proteção individual pelos profissionais, que demonstra que a equipe tem aversão ao paciente.
a permanência em quarto privativo, que pode ser entendido pelo paciente como uma punição.
o fato de o médico não poder examinar o paciente, por estar em isolamento.
a proibição das visitas e acompanhantes, pois criança em isolamento precisa permanecer desacompanhada.
A hospitalização é considerada uma experiência comumente estressante para a criança e seus pais, na maioria das vezes impondo uma ruptura nos vínculos afetivos da criança com sua família e com o próprio ambiente em que vive (SABATES e BORBA, 1999). Diante desta experiência é comum observar:
Sentimentos como medo, sensação de abandono, sensação de punição, que podem desencadear mais sofrimento e dificuldade de intervenção para a equipe
A criança nunca também apresenta medos e fantasias relacionados ao hospital
Não é comum a criança manifestar reações emocionais e comportamentos regressivos
A hospitalização pode constituir uma experiência bastante difícil para um pequeno paciente; porém sempre resulta em amadurecimento e maior desenvolvimento psíquico
A hospitalização nunca gera prejuízo ao desenvolvimento físico e mental da criança
A análise dos dados referentes às internações por condições sensíveis à atenção primária NÃO podem ser usadas para
comparar o desempenho de diferentes serviços de saúde.
avaliar os efeitos de políticas de saúde.
investigar iniquidades de acesso.
avaliar a resolutividade, qualidade e acessibilidade da atenção primária à saúde.
avaliar os atributos derivados da atenção primária.
Com relação aos procedimentos relacionados à admissão do paciente, são cuidados de enfermagem realizados pelo técnico de enfermagem, exceto:
Mensura peso e altura do paciente admitido.
Prepara o leito para receber o paciente.
Levanta os dados de admissão, confere com a cliente e família o uso de pertences pessoais para higiene.
Faz o Histórico de Enfermagem e levanta os problemas de enfermagem.
As atribuições do enfermeiro na admissão do paciente na unidade de Centro Cirúrgico, exceto:
Verificar identidade do paciente e procedimento programado
Avaliar exames pré-operatórios como: exames laboratoriais e estudos diagnósticos
Promover medidas de segurança colocando grades, mantendo o ambiente tranquilo
Checar tempo de jejum
Avaliar estado emocional proporcionando apoio psicológico
As condições frequentes de admissão do idoso em unidade hospitalar incluem as
agravos ortopédicos e articulares.
doenças coronarianas e do trato respiratório.
doenças infecciosas.
cirurgias de urgência.
Ao admitir a paciente, a equipe de enfermagem deverá acomodá-la confortavelmente, orientá-la quanto à rotina da unidade e quanto ao preparo para o procedimento, além de coletar as informações necessárias para o cuidado e acompanhamento dessa paciente.
Na internação domiciliar, ou internação de longa permanência, o paciente é atendido em sua casa em condições de apoio médico e tecnológico equivalentes à atenção que recebia no hospital.
Considerando a fase inicial da admissão do paciente descrito, são intervenções de enfermagem com vistas à redução da estimulação do pâncreas: administração de medicamentos anticolinérgicos conforme prescrição médica, introdução de uma dieta branda e pobre em lipídios e repouso no leito.
As metas principais para o paciente na fase inicial de sua admissão devem incluir melhoria da função respiratória, melhoria no padrão gastrointestinal/nutricional e alívio da dor/desconforto.