Questões de Concurso sobre Choque hipovolêmico

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
226 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O manejo do paciente em estado de choque exige atuação rápida e coordenada da equipe de enfermagem, incluindo monitoramento contínuo, administração de fluidos e medicamentos, avaliação de sinais vitais e comunicação eficiente com a equipe multiprofissional. Acerca do assunto, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__)O enfermeiro deve aguardar a prescrição médica para iniciar qualquer reposição volêmica, mesmo em choque hipovolêmico com sinais de instabilidade hemodinâmica.

(__)Monitoramento contínuo de sinais vitais, avaliação do nível de consciência, débito urinário e perfusão periférica são essenciais para guiar intervenções imediatas em pacientes com choque.

(__)Durante o choque, a equipe de enfermagem deve priorizar a administração de fluidos, dispensando avaliação clínica constante ou comunicação com o restante da equipe multiprofissional.

(__)A administração de medicamentos vasoativos pode ser iniciada pelo enfermeiro somente após treinamento e protocolo institucional, respeitando prescrição médica e monitoramento rigoroso.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:


A

V, F, F, F.


B

F, F, V, V.


C

V, V, V, V.


D

F, V, F, V.

Em equilíbrio hídrico, um paciente em uso de diurético apresenta boca seca, hipotensão postural e diurese reduzida nas últimas horas. Indique o achado que melhor sustenta hipovolemia:


A

Pressão de pulso alargada.


B

Turgor cutâneo diminuído.


C

Crepitações bibasais.


D

Ganho ponderal súbito.


E

Ingesta hídrica aumentada.

De acordo com o que preconiza o Protocolo SAMU 192 sobre o choque (Brasil, 2016), marque a alternativa CORRETA.


Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2a edição, 2016. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/samu-192/publicacoes/protocolo-de-suporte-avancado-devida-1.pdf


A

No choque neurológico e no choque cardiogênico, a pele tem aparência pálida, rendilhada.


B

No choque séptico e no choque cardiogênico, o nível de consciência não se altera.


C

A pressão arterial no choque hipovolêmico geralmente é alta.


D

Nos choques hipovolêmico, neurológico e cardiogênico, a frequência cardíaca é diminuída.


E

O ringer lactato é a solução cristaloide de 1ª escolha para o choque, seguido da solução salina 0,9%.

Preencha a lacuna com a alternativa CORRETA.


O _____________ hipovolêmico é uma emergência médica fatal causada pela queda severa de sangue e/ou líquidos corporais.


A

Crio.


B

Torque.


C

Choque.


D

Lote.


E

Septo.

O choque é uma condição clínica ameaçadora à vida, cujo desfecho depende do reconhecimento precoce e do início imediato da terapia apropriada, prevenindo a progressão para disfunções orgânicas irreversíveis. Nesse contexto, destaca-se a importância da avaliação rápida e do manejo adequado pelo enfermeiro, visando à identificação oportuna dos sinais clínicos e à adoção de condutas que contribuam para a estabilização do paciente. Sobre os sinais gerais de choque, analise as sentenças a seguir:


I.Pressão arterial sistólica < 90 mmHg ou queda ≥ 40 mmHg em relação ao valor basal.

II.Pressão arterial média < 60 mmHg.

III.Débito urinário < 0,5 mL/kg/h ou < 30 mL/h.


É sinal geral de choque o que se apresenta em:


A

III, apenas.


B

I, II e III.


C

II e III, apenas.


D

I, apenas.


E

I e II, apenas.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre possíveis complicações da ruptura esplênica.


A

A evolução pode ser silenciosa, sem apresentar risco de choque ou instabilidade.


B

O choque hipovolêmico é a complicação mais grave e exige intervenção rápida.


C

Hipotensão progressiva, taquicardia e palidez indicam hemorragia interna ativa.


D

Confusão mental e agitação podem sinalizar hipoperfusão cerebral.

Um usuário apresenta hipotensão e extremidades frias durante atendimento domiciliar. O técnico de enfermagem observa que o pulso está fraco e rápido, o que indica possivelmente que


A

o paciente apresenta aumento da oxigenação periférica, prevenindo hipóxia.


B

há um aumento da função renal devido à hipoperfusão sistêmica.


C

o débito cardíaco pode estar diminuído, comprometendo a perfusão tecidual.


D

há manutenção da homeostase circulatória sem prejuízo da perfusão tecidual.


E

o sistema linfático está suprindo a função cardíaca na circulação.

Durante o pós-operatório imediato de uma gastrectomia subtotal, o enfermeiro observa que o paciente apresenta taquicardia progressiva, extremidades frias, enchimento capilar lentificado e queda da pressão arterial, apesar de ausência de sangramento evidente pelo dreno. Com base nos princípios da enfermagem médico-cirúrgica e fisiopatologia do choque, assinale a alternativa CORRETA sobre a conduta inicial de enfermagem.


A

Suspender a hidratação venosa para evitar sobrecarga hídrica e aguardar nova avaliação hemodinâmica após 60 minutos.


B

Manter o paciente em posição de Trendelemburg reverso e solicitar imediatamente exame contrastado para avaliar perfuração gástrica.


C

Iniciar reposição volêmica rápida com cristaloides, monitorar perfusão tecidual e comunicar imediatamente o cirurgião sobre suspeita de choque hipovolêmico oculto.


D

Realizar elevação do decúbito para 90° e administrar analgésicos opioides para reduzir o estímulo simpático.

Assinale a alternativa que apresenta uma das principais causas de choque hipovolêmico:


A

Cicatrização da ferida por primeira intenção.


B

Supressão total da excreção urinária.


C

Supressão total da excreção fecal.


D

Aumento da energia na superfície cutânea.


E

Hemorragia.

O choque hipovolêmico pode decorrer de hemorragias ou perdas excessivas de líquidos, manifestando‑se por sinais como taquicardia, hipotensão arterial e extremidades frias, sendo a reposição volêmica uma medida prioritária no atendimento inicial.


C

Certo


E

Errado

Conforme protocolo público de atendimento préhospitalar, sinais compatíveis com instabilidade hemodinâmica incluem:


A

pele quente e rosada, com enchimento capilar < 1s.


B

pele fria e úmida/pegajosa, palidez/cianose e enchimento capilar > 2s.


C

bradicardia como achado típico inicial em adultos.


D

ausência de alterações periféricas e perfusão preservada.


E

hipertensão sustentada como manifestação mais comum.

O choque é um evento de emergência extrema, caracterizada por grave redução da perfusão de tecidos e órgãos com isquemia, desequilíbrio entre oferta e demanda de oxigênio, causando hipóxia, sofrimento, lesão e disfunção celulares, agravada pela ação de mediadores e outras substâncias ativas e tóxicas que pioram mais esses efeitos deletérios sobre a membrana celular. Quando não revertido em sua fase inicial, causa insuficiência circulatória generalizada grave (hipotensão) que, se persistente, conduz à falência múltipla de órgãos e sistemas.


O prognóstico depende da rapidez com que o choque é identificado. No caso do choque hipovolêmico, caracterizado pela queda crítica do débito cardíaco causada por perda do volume circulante devido à hemorragia ou desidratação, por exemplo, e essa perda ultrapassa a capacidade de compensação, o que geralmente ocorre em perdas de mais de 15% da volemia total do indivíduo, o tratamento é realizado com aminas simpaticomiméticas usadas em infusão contínua, em acesso venoso central.


Considere as assertivas I e II a seguir, em referência aos cuidados de enfermagem com a administração das drogas vasoativas:


I- Pode-se usar veia periférica para garantir normotensão até que o acesso venoso central seja obtido.


PORQUE


II- A hipotensão não pode ser tolerada mais que 30 a 40 minutos.


Assinale a alternativa CORRETA.


A

I e II são verdadeiras, e II justifica I.


B

I e II são verdadeiras, mas II não justifica I.


C

I é falsa, e II é verdadeira.


D

I é verdadeira, e II é falsa.


E

I e II são falsas.

Paciente de 35 anos, vítima de traumatismo abdominal fechado em acidente automobilístico, chega ao pronto-socorro apresentando palidez intensa, confusão mental, tempo de enchimento capilar prolongado, pele fria e pegajosa, frequência cardíaca de 130 bpm e pressão arterial de 80/50 mmHg e, diante desse quadro, a equipe suspeita de um sangramento interno. A condição clínica do paciente, caracterizada pela diminuição do volume intravascular e pela resposta inicial do organismo, é classificada como choque hipovolêmico. Com base no tipo de choque apresentado e nas informações sobre os mecanismos fisiológicos compensatórios, assinale a alternativa correta.


A

O mecanismo compensatório imediato para manter a perfusão tecidual se dá pela liberação de catecolaminas, que promove a diminuição da frequência cardíaca e a vasodilatação periférica.


B

Diferentemente do choque distributivo, no choque hipovolêmico, o volume intravascular fica represado nos vasos periféricos devido à falência miocárdica.


C

As manifestações clínicas, como pele fria/pegajosa, cianose, taquicardia e hipotensão, são resultados da mudança do metabolismo do anaeróbio para o aeróbio.


D

O choque hipovolêmico é causado por um comprometimento primário da capacidade de bombeamento do coração, sendo sua principal causa a falência miocárdica.


E

O choque hipovolêmico é caracterizado pela diminuição do volume intravascular, com ativação da vasoconstrição periférica, desencadeando o metabolismo do aeróbio para o anaeróbio.

No atendimento inicial ao politraumatizado com sinais de choque hipovolêmico classe III, o protocolo PHTLS preconiza a reposição volêmica imediata com cristaloides aquecidos. Para garantir a vazão adequada de fluidos, o enfermeiro deve puncionar dois acessos venosos periféricos utilizando cateteres de grosso calibre, preferencialmente de número:


A

14G.


B

20G.


C

22G.


D

24G.


E

18G.

É uma emergência fatal caracterizada pela queda drástica no volume de sangue ou líquidos corporais:


A

Torque hipovolêmico.


B

Sepse hipervolêmica.


C

Choque hipovolêmico.


D

Lote Hipovolêmico.


E

Choque hipervolênico.

Em sala de emergência, paciente vítima de trauma apresenta palidez, sudorese fria, taquicardia e pressão arterial em queda. Assinale a suspeita clínica prioritária para o cuidado de enfermagem:


A

Choque hipovolêmico.


B

Asma brônquica estável.


C

Hipertensão arterial controlada.


D

Crise de enxaqueca simples.


E

Dermatite alérgica leve

Um homem de 35 anos é admitido no pronto atendimento após sofrer queimaduras extensas com mais de 50% de superfície corporal queimada. Na avaliação inicial, apresenta pele pálida e fria, frequência cardíaca de 128 bpm, pressão arterial de 85/60 mmHg, enchimento capilar lento e queixa de intensa sede. Observa-se também diminuição do débito urinário nas últimas horas. Considerando esse quadro clínico, qual é o tipo de choque mais provável associado a grandes queimaduras?


A

Hipovolêmico.


B

Pulmonar.


C

Cardiogênico.


D

Séptico.


E

Obstrutivo.

A priorização da reposição volêmica em casos de choque hipovolêmico exige conhecimento técnico para garantir a estabilização do paciente e evitar complicações graves. Considerando o manejo do choque hipovolêmico, analise as afirmativas a seguir:


I.O uso de acesso venoso calibroso e a administração de soluções como soro fisiológico ou ringer lactato são intervenções iniciais recomendadas para estabilização hemodinâmica.

II.A avaliação da perfusão capilar é dispensável quando a pressão arterial retorna a níveis normais após a administração de fluidos.

III.A documentação em prontuário deve incluir os volumes administrados, as respostas do paciente e as medidas subsequentes planejadas pela equipe.


Está correto o que se afirma em:


A

II apenas.


B

I e II apenas.


C

I, II e III.


D

I e III apenas.

O desmaio é provocado por uma falta de oxigênio no cérebro que leva ao relaxamento muscular e perda da consciência, sendo considerado um evento de emergência. Em caso de desmaio, assinale a conduta INCORRETA.


A

Afrouxar as roupas da vítima.


B

Manter a vítima em local arejado, afastando os curiosos.


C

Nunca lateralizar a cabeça da vítima em casos de vômito.


D

Deitar a vítima em uma superfície plana, de barriga para cima e elevar as pernas a 30° aproximadamente em relação ao restante do corpo.

Em relação ao choque hipovolêmico na pediatria, analise os itens.


I. A hipovolemia é a principal causa de choque em crianças.

II. A diminuição do volume intravascular leva à diminuição do retorno venoso e da pré-carga e, consequentemente, à diminuição do volume sistólico e do débito cardíaco.

III. A hipotensão é um achado precoce.


Está CORRETO o que se afirma:


A

Apenas no item II.


B

Apenas nos itens I e II.


C

Apenas nos itens I e III.


D

Em todos os itens.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado