

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O intervalo entre a infecção e a detecção de anticorpos da AIDS por técnicas laboratoriais é denominado de janela imunológica.
As DSTs facilitam a transmissão sexual do vírus da AIDS, pois feridas nos órgãos genitais favorecem a entrada do HIV. O uso de preservativos em todas as relações sexuais é método eficaz para a redução do risco de transmissão tanto das DSTs quanto do vírus da AIDS.
Numere a 2ª coluna, associando doenças transmissíveis aos respectivos veículo suporte.
1 – Alimento
2 – Fomite
3 – Água
4 – Ar atmosférico
5 – Sangue
( ) Hepatite A
( ) Rubéola
( ) Ascaridíase
( ) Candidíase
A ordem dos números da 2ª coluna, de cima para baixo, é
2 – 4 – 3 – 5
3 – 2 – 5 – 4
3 – 4 – 1 – 2
5 – 4 – 1 – 3
5 – 4 – 2 – 1
O trismo ou riso sardônico é um sinal característico do tétano.
Em relação à pandemia da gripe H1N1, o Ministério da Saúde considera como sinais de alerta
mialgia, tosse, expectoração amarelada, febre acima de 38 graus e desidratação.
alteração do nível de consciência, febre acima de 38 graus persistente por mais de 5 dias, convulsão e desidratação.
cianose, batimento de asa de nariz, febre acima de 40 graus por 2 dias consecutivos, convulsão e desidratação.
hipotensão arterial, bradipneia, bradicardia e febre acima de 40 graus por 2 dias consecutivos.
tosse, expectoração amarelada, febre acima de 38 graus, convulsão e desidratação.
Em relação à rubéola é correto afirmar que:
a gestante com diagnóstico dessa doença deve iniciar o tratamento com antibióticos para evitar a transmissão da doença para o feto.
gestantes que tiveram contato com pessoas diagnosticadas com essa doença devem ser vacinadas por serem consideradas como grupo de risco.
a doença pode ser transmitida através do contato com a urina de pessoas infectadas.
em casos suspeitos, o bloqueio vacinal deve ser realizado após o resultado da sorologia para rubéola.
o período de transmissibilidade é de 30 dias a partir do aparecimento do exantema.
São exemplos de doenças infecciosas consideradas não-contagiosas:
cólera e carbúnculo.
doença de Chagas e difteria.
febre amarela e tracoma.
botulismo e dengue.
esquistossomose e coqueluche.
Hospedeiro, agente infeccioso e meio ambiente são elementos fundamentais da cadeia de transmissão de infecções parasitárias. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
As infecções iatrogênicas originam-se da quebra de um dos elos da cadeia de infecção e decorrem da perda de imunidade na presença de inúmeros patógenos endógenos.
O modo de transmissão por gotícula é aquele em que secreções provenientes da boca e das vias aéreas entram em contato com o hospedeiro suscetível, a partir da tosse, conversação ou espirro. Esse modo é considerado transmissão direta por contágio mediato.
A utilização de antibióticos de largo espectro garante a cessação da infecção, portanto, tais antibióticos devem ser utilizados sempre que uma cadeia de infecção for instalada.
A presença de um agente infeccioso significa o início de uma infecção e adotar medidas que eliminem ou destruam esse patógeno garante a quebra de um dos elos da cadeia e evita a transmissão de infecção.
Na cadeia de infecção, a porta de entrada sempre é diferente da porta de saída. Um exemplo é o da pele, que quando lesada, serve de porta de entrada, e as secreções contaminadas a serem produzidas podem representar porta de saída da cadeia de infecção.
A influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada por vírus. Devido a mutações no agente etiológico e transmissão direta, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas, o MS reforça as ações educativas em saúde e recomenda
ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
o uso de máscaras N 95 durante a permanência em áreas fechadas (cinema, teatro, escolas).
o contato direto com pessoas doentes, apenas em casos de amigos e familiares.
substituir as máscaras utilizadas a cada oito horas, quando de uso individual.
tocar olhos, nariz ou boca com cuidado, somente um olho por vez.
Em relação aos elementos da cadeia de transmissão das infecções parasitárias, considere:
I. Vetor: é um animal que transmite um agente de um hospedeiro para o outro.
II. Hospedeiro: pode ser o homem ou um animal, sempre exposto ao parasita ou ao vetor transmissor, quando for o caso.
III. Fômites: são veículos animados ou inanimados de uso pessoal.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
A rubéola é uma patologia prevenível, e uma das medidas de controle de grande eficácia é a vacinação. Quanto a essa patologia, é correto afirmar que se trata de doença
infecciosa na qual o indivíduo apresenta exantema eritematoso, espalhado pelo corpo, febre alta, cefaleia e calafrios.
exantemática com comprometimento do estado geral, tosse, linfadenopatia cervical, hemoptise e lesões vesiculares, espalhadas pelo tronco e pelos membros.
exantemática viral aguda, caracterizada por exantema máculo-papular, que se inicia na face, no couro cabeludo e pescoço, espalhando-se pelo tronco e pelos membros. Em adolescentes e adultos, estes podem apresentar poliartralgia, poliartrite, conjuntivite, coriza e tosse.
infecciosa aguda, de natureza viral, transmissível e extremamente contagiosa, acompanhada de tosse produtiva, conjuntivite, manchas com halo eritematoso, espalhadas pela face e pelos membros superiores.
infecciosa aguda, exantemática, de natureza viral, extremamente contagiosa, que inicia com febre baixa, tosse, conjuntivite e aparecimento de manchas eritematosas, espalhadas, principalmente, nos membros inferiores e na face.
Assinale a opção que indica, respectivamente, a sequência correta para exemplos de doenças transmitidas por bactérias, fungos e protozoários.
botulismo, candidíase e leishmaniose
malária, ptiríase e toxoplasmose
pneumonia, cólera e doença de Chagas
hepatite, tétano e amebíase
poliomielite, micose e sífilis
A Influenza A é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus H1N1, um novo subtipo do vírus da influenza. Assinale a alternativa ERRADA:
Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio de tosse ou espirro.
Os sintomas podem iniciar no período de 1 a 3 dias após contato com esse novo subtipo do vírus.
Febre alta de maneira repentina (maior que 38ºC), tosse, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória são sintomas que definem um caso suspeito.
Uma pandemia ocorre quando surge um novo vírus contra o qual a população não está imunizada e não há vacina pronta.
Um organismo que abriga outro em seu interior ou o transporta é denominado hospedeiro.
Os ciclos de vida dos agentes etiológicos da malária e da teníase envolvem outros hospedeiros além do humano.
Na leptospirose, o período de incubação varia de 4 a 50 dias, em geral, 7 dias. Quanto maior o tempo de incubação, mais rápida é a progressão da doença e maior a sua gravidade.
Moléstia infecciosa aguda que afeta as vias aéreas superiores e apresenta formação de placas esbranquiçadas (pseudomembranas), distúrbio da deglutição e que nos casos graves, exige imediata traqueotomia:
Sarampo.
Difteria.
Tétano.
Diarréia.
Meningite.
Entre as parasitoses mencionadas, a tripanosomíase, a leishmaniose e a ascaridíase são detectadas principalmente nas fezes.