

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O termo “sexo seguro” é associado ao uso exclusivo de preservativo. Todavia, outras medidas de prevenção são importantes e complementares para uma prática sexual segura. Acerca desse assunto, analise as medidas apresentadas a seguir:
I. Conhecer o status sorológico para HIV da(s) parceria(s) sexuais.
II. Testar regularmente para HIV e outras IST.
III. Conhecer e ter acesso aos métodos de anticoncepção e concepção.
IV. Realizar profilaxia pré-exposição (PrEP), quando indicado.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II e III.
Apenas I, II e IV.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
É um sinal e sintoma alto de infecções entéricas e intestinais sexualmente transmissíveis:
Dor anal.
Tenesmo.
Diarreia.
Hematoquezia.
São fatores de risco para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), EXCETO:
História prévia ou presença de outra IST.
Parcerias com IST.
Idade abaixo de 30 anos.
Novas ou múltiplas parcerias sexuais.
Uso regular de preservativo.
É uma síndrome clínica causada por vários microrganismos, que acontece por conta da entrada de agentes infecciosos pela vagina em direção aos órgãos sexuais internos. Atinge útero, trompas e ovários, causando inflamações. Esse quadro advém sobretudo quando a gonorreia e a infecção por clamídia não são tratadas. Os sinais e sintomas são: febre, fadiga e vômitos; dor no baixo ventre durante a relação sexual; dor abdominal e nas costas; corrimento vaginal, sangramento vaginal, dor ao urinar.
Sobre qual infecção sexualmente transmissíveis se refere o texto acima?
Doença Inflamatória Pélvica (DIP)
Donovanose
Cancro mole
HPV
Sífilis terciária
Tricomoníase é um exemplo de:
DPOC.
IST.
HPV.
PCR.
IRAS.
O rastreamento das infecções sexualmente transmissíveis consiste na realização de testes diagnósticos em pessoas assintomáticas para estabelecer o diagnóstico precoce (prevenção secundária), com o objetivo de reduzir a morbimortalidade. Portanto, em casos de violência sexual, o atendimento para o rastreamento de HIV e Sífilis ocorrerá da seguinte forma:
logo de início; de 4 a 6 semanas e com 3 meses após a exposição
de forma tardia; de 8 a 12 semanas e com 4 meses após a exposição
de forma tardia; de 12 a 14 semanas e com 8 meses após exposição
logo de início; de 20 a 24 semanas e com 12 meses após a exposição
A Gonorreia e Clamídias são causadas por bactérias (Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis) respectivamente. Na maioria das vezes estão associadas, causando a infecção que atinge os órgãos genitais, a garganta e os olhos. Os sintomas causados por essas bactérias também podem ser provocados por outras bactérias menos frequentes, como Ureaplasmas e Mycoplasmas.
Em relação às infecções sexualmente transmissíveis, assinale a alternativa correta:
Deve-se considerar a possibilidade de acontecer transmissão Gonorreia e Clamídias no parto vaginal e a criança pode nascer com conjuntivite, que pode levar à cegueira se não for prevenida ou tratada adequadamente.
Essas infecções não são assintomáticas, apresentando de forma intensa corrimento vaginal com dor no baixo ventre na mulher, e nos homens, corrimento no pênis e dor ao urinar.
A coloração de Gram não é indicada para os casos da gonorreia, a orientação do Ministério da Saúde é a cultura de amostras de corrimento uretral em meio seletivo de Thayer-Martin, considerado padrão ouro para o diagnóstico, sendo o que está disponível e registrado pela Anvisa.
As diretrizes do Ministério da Saúde indicam o rastreamento anual por meio de swab anal para detecção de clamídia e gonococo por biologia molecular para todas as pessoas com prática anal receptiva e insertiva sem proteção de barreira.
Uma paciente de 25 anos recebeu o diagnóstico de tricomoníase. Entre as orientações que ela deverá receber, está correto
dar preferência ao uso de absorventes internos até o término do tratamento.
não usar cremes vaginais nem usar sabonetes com perfume na vigência da doença.
usar preservativos nas relações sexuais porque se trata de uma infecção sexualmente transmissível.
os parceiros sexuais da paciente deverão ser tratados, caso apresentem sintomas da infecção simultaneamente.
quando cronificada, a tricomoníase pode afetar outros órgãos como cérebro e coração.
São fatores de risco para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs):
I. idade maior de 45 anos;
II. nuliparidade;
III. uso irregular de preservativo;
IV. história prévia/presença de outra IST.
Estão corretos:
I, II, III e IV.
Apenas II, III e IV.
Apenas III e IV.
Apenas I e III.
Apenas I e II.
A percepção dos riscos de adquirir uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) varia de pessoa para pessoa, e sofre mudanças ao longo da vida. O termo “sexo seguro” é associado ao uso exclusivo de preservativos. Por mais que o uso de preservativos seja uma estratégia fundamental a ser sempre estimulada, ele possui limitações. Assim, outras medidas de prevenção são importantes e complementares para uma prática sexual segura, são elas, EXCETO:
Conhecer o status sorológico para HIV da(s) parceria(s) sexual(is).
Realizar exame preventivo de câncer de colo do útero (colpocitologia oncótica).
Conhecer e ter acesso à anticoncepção e concepção.
Imunizar para Hepatite A, Hepatite B, HPV e HIV.
Testar regularmente para HIV e outras IST.
A primoinfecção herpética tem um período médio de incubação de seis dias. Em geral, é uma manifestação mais branda.
Certo
Errado
De acordo com o Ministério da Saúde, além de atividades de educação em saúde, outras estratégias podem ser utilizadas para orientar na prevenção de infecções Sexualmente Transmissíveis (lSTs) durante o atendimento na atenção básica Assinale a alternativa que melhor descreve tais estratégias.
Adotar campanhas de imunização de ampla abrangência e para a população em geral.
Estabelecer parcerias com organizações de combate às lSTs.
Desenvolver programas de aconselhamento para pacientes diagnosticados.
Implementar estratégias que aumentem a cobertura vacinal no caso da Hepatite B e do Papiloma Vírus Humano (HPV), como forma de prevenção para algumas lSTs.
Sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST), é correto afirmar:
Uma pessoa pode estar vivendo com HIV sem estar com AIDS.
O Agente etiológico da sífilis é o Clostridium, sendo a principal via de transmissão o contato sexual.
A infecção pelo Treponema pallidum confere imunidade, ou seja, ao adquirir a doença, a pessoa fica protegida de novas infecções.
Nos dias atuais, tanto a denominação IST como a DST (Doenças sexualmente transmissíveis) estão corretas ao serem utilizadas por serem sinônimas.
Um indivíduo que tem uma IST só consegue transmiti-la a outro individuo se, necessariamente, apresentar sinais e sintomas da doença.
O tratamento sistêmico do cancro mole deve ser acompanhado de medidas locais de higiene. O tratamento dos parceiros sexuais é recomendado apenas quando houver sintomatologia clínica.
Certo
Errado
Com base nas doenças sexualmente transmissíveis, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a uma dessas doenças que manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Após um certo tempo, a ferida desaparece sem deixar cicatriz, dando à pessoa a falsa impressão de estar curada. Se a doença não for tratada, continua a avançar no organismo, surgindo manchas em várias partes do corpo (inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés), queda de cabelos, cegueira, doença do coração, paralisias.
Cancro mole.
Herpes.
Sífilis.
Tricomoníase.
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Quais doenças abaixo são denominadas uma DST?
HPV, CANCRO MOLE, HERPES GENITAL.
HPV, TUBERCULOSE, HERPES GENITAL.
LINFODENOMEGALIA, CANCRO MOLE, HERPES GENITAL.
todas as alternativas anteriores.
O herpes-zóster decorre da reativação do vírus da varicela, que permanece em latência no sistema nervoso após a infecção primária. A reativação ocorre na idade adulta, sendo mais comum em pessoas imunocomprometidas.
Certo
Errado
Na ausência de testagem de rotina, a conduta a ser adotada antes do surgimento de complicações relacionadas às infecções sexualmente transmissíveis é tratar as parcerias sexuais com os mesmos medicamentos utilizados para o caso-índice, mesmo que estes não apresentem nenhum sinal ou sintoma.
Certo
Errado
Em relação a prevenção da Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), marque verdadeiro (V) ou falso (F) nos itens abaixo:
(__)O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.
(__)Orienta-se, sempre que possível, há não realizar dupla proteção: uso da camisinha e outro método anticonceptivo de escolha.
(__)A camisinha masculina ou feminina não pode ser retirada gratuitamente nas unidades de saúde.
(__)Quem tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST. Porém, depende da: idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião.
Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo.
F, F, V, V.
V, F, F, F.
V, F, V, F.
V, F, F, V.
F, V, F, V.
Com base na saúde da mulher, em relação as principais infecções sexualmente transmissíveis, é INCORRETO afirmar que:
As infecções virais, como pelo vírus do HIV e pelas hepatites B e C, costumam ser sintomáticas.
Os corrimentos podem ser esbranquiçados, esverdeados ou amarelados, com cheiro forte e prurido vaginal, eventualmente causando disúria (dor ao urinar) e/ou dispareunia (dor na relação sexual), e surgindo sobretudo nos casos de gonorreia e clamídia.
As verrugas são causadas pelo papilomavírus humano (HPV), podendo ocasionar irritação e coceira, com ou sem dor.
As feridas se manifestam na sífilis e na herpes genital, principalmente nos órgãos sexuais, embora não exclusivamente.