

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No que se refere às disposições da Norma Regulamentadora (NR) 32, que dispõe sobre o estabelecimento de diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral, assinale a alternativa incorreta.
A Norma Regulamentadora (NR) 32 define diretrizes básicas de estabelecimentos e implementação de medidas com esse fim. Essa norma atinge trabalhadores prestadores de serviços, de assistência, e também, aqueles com o mesmo tipo de ensino e pesquisa
Em relação às medidas de proteção, os empregadores da área da saúde devem prezar por um ambiente agradável para que seus funcionários possam usar produtos químicos de forma correta e segura, incluindo a preparação dos medicamentos com prescrição imediata, que deve ter como responsabilidade o profissional especializado
Dentre os riscos físicos podem ser mencionados aqueles que envolvem questões de temperatura, radiação, ruídos e de mais riscos, como os níveis excessivos de ruído, que podem prejudicar uma pessoa a médio e longo prazos
Dentre os riscos biológicos podem ser mencionados aqueles que se relacionam a graves problemas de infecções, alergias, doenças autoimunes, entre outros, envolvendo a manipulação dos seres vivos causadores dessas doenças
Em relação à possibilidade de exposição acidental aos agentes biológicos, a Norma Regulamentadora nº 32 prevê que, para proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, o PCMSO deve constar, EXCETO:
A relação de equipamentos de proteção individual, adequados aos riscos.
A relação dos estabelecimentos de saúde que podem prestar assistência aos trabalhadores.
A relação dos estabelecimentos de assistência à saúde depositários de imunoglobulinas, vacinas, medicamentos necessários, materiais e insumos especiais.
As medidas para descontaminação do local de trabalho.
Os procedimentos a serem adotados para diagnóstico, acompanhamento e prevenção da soroconversão e das doenças.
Os agentes biológicos são divididos em quatro classes de risco, segundo os critérios de patogenicidade, de virulência e o modo de transmissão.
De acordo com esses critérios, a Classe de Risco 2 inclui os agentes que
constituem risco para o meio ambiente devido à sua capacidade de disseminação e que nunca foram descritos como causadores de doenças para o homem ou para animais.
causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou de prevenção.
causam doenças graves para o homem ou para os animais e que representam um sério risco para os profissionais de laboratório e para a coletividade.
provocam infecções no homem ou nos animais, com pouca probabilidade de alto risco, cujo potencial de propagação e de disseminação no meio ambiente é limitado.
De acordo com a Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Assistência à Saúde, assinale a afirmativa correta.
O empregador deverá fornecer gratuitamente, sempre que houver, vacinas eficazes contra os agentes biológicos a que os trabalhadores poderão estar expostos.
A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) deverá ser emitida, preferencialmente, na ocorrência de acidente que envolva risco biológico com afastamento do trabalhador.
As medidas de proteção do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), deverão ser adotadas, exclusivamente, em caso de exposição acidental ou incidental.
O empregador deverá assegurar capacitação aos trabalhadores, antes do início das atividades e de forma continuada, devendo ser ministrada fora da jornada de trabalho.
Um trabalhador de saúde com feridas ou lesões nos membros superiores só poderá iniciar suas atividades após
o registro do CAT.
a cicatrização completa.
a avaliação médica obrigatória.
o reforço da vacina antitetânica.
a realização de exames laboratoriais.
É a capacidade de um agente biológico causar doença em um hospedeiro suscetível:
Patogenicidade.
Mutagenicidade.
Segregação.
Turbulência aérea.
Conforme o anexo III da NR-32, a partir da análise das situações de risco e dos acidentes de trabalho ocorridos com materiais perfurocortantes, é necessário a adoção das seguintes medidas de controle, EXCETO:
Substituir o uso de agulhas e outros perfurocortantes quando for tecnicamente possível.
Adotar o uso de material perfurocortante com dispositivo de segurança, quando existente, disponível e tecnicamente possível.
Após análise e investigação de acidente com material perfurocortante, constatada ocorrência de ato inseguro, solicitar a remoção imediata do funcionário para outro setor.
Promover mudanças na organização e nas práticas de trabalho.
De acordo com a Norma Regulamentadora 32 (NR 32) e a Resolução RDC nº 306, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que dispõem sobre Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Exposição a ruído, vibração, pressão anormal, iluminação, temperatura extrema, radiação ionizante e não-ionizante.
( ) Descarte de vacinas de microrganismos vivos ou atenuados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética. Bolsas transfusionais contendo sangue ou hemocomponentes rejeitadas por contaminação ou por má conservação, ou com prazo de validade vencido, e aquelas oriundas de coleta incompleta.
( ) São provenientes de microorganismos, sejam eles geneticamente modificados ou não. Alguns exemplos deles são as bactérias, os vírus, parasitas, culturas de células, toxinas, entre outros.
( ) Papel de uso sanitário e fralda, absorventes higiênicos, peças descartáveis de vestuário, resto alimentar de paciente, material utilizado em antissepsia e hemostasia de venóclises, equipo de soro e outros similares.
( ) São aqueles que oferecem risco aos trabalhadores através da inalação ou contato com a pele ou mucosas do corpo.
( ) Resíduos de saneantes, desinfetantes, desinfestantes; resíduos contendo metais pesados; reagentes para laboratório, inclusive os recipientes contaminados por estes.
1. Risco biológico.
2. Risco químico.
3. Risco físico.
4. Resíduos biológicos.
5. Resíduos químicos.
6. Resíduo comum.
3 – 4 – 1 – 6 – 2 – 5.
3 – 1 – 4 – 5 – 6 – 2.
3 – 1 – 4 – 2 – 5 – 6.
3 – 4 – 2 – 1 – 6 – 5.
Conforme a NR 32 - Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde: em relação a situação Vacinação dos Trabalhadores, qual requisito listado a seguir NÃO atende à exigência da NR 32.
A todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO.
Sempre que houver vacinas eficazes contra outros agentes biológicos, o empregador deve fornecê-las, podendo cobrar por esse serviço.
O empregador deve fazer o controle da eficácia da vacinação sempre que for recomendado pelo Ministério da Saúde e seus órgãos, e providenciar, se necessário, seu reforço.
A vacinação deve obedecer às recomendações do Ministério da Saúde.
A vacinação deve ser registrada no prontuário clínico individual do trabalhador, previsto na NR-07.
Nos termos da NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, o empregador deve vedar, EXCETO:
A utilização de pias de trabalho para fins não previstos.
O ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho.
O consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho.
A guarda de alimentos em locais não destinados para este fim.
O uso de calçados fechados.
Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas. Com base na NR-32, segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, analise as afirmativas abaixo e marque a sequência correta:
( ) Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos provido de água corrente, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira provida com sistema de abertura manual.
( ) Os quartos ou enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas devem conter em seu interior, pia de lavagem, destinada a higienização das mãos e descontaminação prévia de materiais.
( ) Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar suas atividades após avaliação médica obrigatória, com emissão de documento de liberação para o trabalho.
( ) O uso de luvas não substitui o processo de lavagem das mãos, o que deve ocorrer, no mínimo, antes e depois do uso das mesmas.
A sequência está CORRETA em:
F, F, V, V
F, F, F, V
V, F, F, V
F, F, V, F
Muitas vezes na área da saúde, precisamos manejar materiais biológicos. Para isso, devemos utilizar medidas de biossegurança de acordo com o potencial de risco dos agentes biológicos, que são classificados em classes de risco.
São exemplos de materiais biológicos pertencentes à Classe de Risco 4:
Schistosoma Mansoni e Cólera.
Strongyloides stercoralis e Sífilis.
Encefalite Equina Venezuelana e Mycobacterium tuberculosis.
Bacillus subtilis e Febre Amarela.
Vírus Marburg e Vírus Ebola.
Em relação aos riscos biológicos, no que tange às medidas de proteção, assinale a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA.
O uso de luvas não substitui o processo de lavagem das mãos, o que deve ocorrer, no mínimo, antes e depois do uso das mesmas.
Os quartos ou enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas devem conter lavatório em seu interior.
Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar suas atividades após avaliação médica obrigatória com emissão de documento de liberação para o trabalho.
Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos provido de água parada, sabonete líquido, toalha de pano e lixeira provida de sistema de abertura com contato manual.
Em conformidade com a NR 32: Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, sobre os riscos químicos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Deve ser mantida a rotulagem do fabricante na embalagem original dos produtos químicos utilizados em serviços de saúde.
( ) É indicado o procedimento de reutilização das embalagens de produtos químicos.
( ) No Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) dos serviços de saúde, deve constar inventário de todos os produtos químicos, exceto intermediários, com indicação daqueles que impliquem em riscos à segurança e à saúde do trabalhador.
( ) Todo recipiente contendo produto químico manipulado ou fracionado deve ser identificado, de forma legível, por etiqueta com nome do produto, composição química, concentração, data de envase e de validade e nome do responsável pela manipulação ou fracionamento.
C - C - E - E.
E - E - C - C.
C - E - E - C.
C - C - C - E.
E - C - E - C.
Acerca dos riscos químicos, analise as assertivas: I. Deve ser mantida a rotulagem do fabricante na embalagem original dos produtos químicos utilizados em serviços de saúde; II. É permitido o procedimento de reutilização das embalagens de produtos químicos; III. Todo recipiente contendo produto químico manipulado ou fracionado deve ser identificado, de forma legível, por etiqueta com o nome do produto, composição química, sua concentração, data de envase e de validade, e nome do responsável pela manipulação ou fracionamento.
Está(ão) CORRETA(S):
I, II e III.
Apenas I e III.
Apenas II.
Apenas III.
De acordo com a NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, sobre os agentes biológicos de classe de risco 1, é CORRETO afirmar que:
Apresentam baixa probabilidade de causar doença ao ser humano.
Podem causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.
Podem causar doenças e infecções graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.
Podem causar doenças graves ao ser humano, para as quais não existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.
Apresentam risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade.
De acordo com a NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, sobre os riscos biológicos, com relação à possibilidade de exposição acidental aos agentes biológicos, deve constar do Programa de Controle Médico de Saúde Operacional (PCSMO), entre outros:
A identificação dos responsáveis pela aplicação das vacinas contra ISTs.
As medidas para contaminação do local de trabalho.
O tratamento médico, exceto de emergência, para os trabalhadores.
Os procedimentos a serem adotados para diagnóstico, acompanhamento e prevenção da soroconversão e das doenças.
Analise as afirmativas a seguir:
I. A NR 32 determina que todo recipiente contendo produto químico manipulado ou fracionado deve ser identificado, de forma legível, por etiqueta com o nome do produto, composição química, sua concentração, data de envase e de validade, e nome do responsável pela manipulação ou fracionamento.
II. Se for administrado como infusão intravenosa, o fármaco é infundido em um período de tempo maior, resultando em pico de concentração plasmática mais baixo e em aumento da duração do nível do fármaco circulante.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Talvez poucos saibam da importância do conhecimento dos profissionais da saúde acerca da NR-32 (Norma Regulamentadora Nº32)e o quanto os estudos científicos possibilitaram a melhoria das condições de trabalho nos últimos anos. Muitos quimioterápicos e antineoplásicos a cerca de 30 anos atrás eram manipulados nos postos de enfermagem sem nenhum conhecimento dos riscos que poderiam trazer a qualquer prazo para o trabalhador da enfermagem. Atualmente com relação aos quimioterápicos antineoplásicos, assinale a alternativa correta.
Proibir fumar, comer ou beber, bem como portar adornos ou maquiar-se
Avaliar com periodicidade as trabalhadoras gestantes e nutrizes que estejam desempenhando tais funções junto à administração e preparo
Proibir que os trabalhadores expostos realizem atividades com possibilidade de exposição aos agentes ionizantes
Fornecer aos trabalhadores avental confeccionado de material impermeável, com frente resistente e fechado nas costas, manga comprida e punho justo, quando do seu preparo e administração
Fornecer aos trabalhadores dispositivos de segurança que minimizem a geração de aerossóis e a ocorrência de acidentes durante a manipulação e administração
Os agentes biológicos que apresentam risco individual e comunitário elevado, exigindo contenção máxima para a prevenção de doenças, são considerados agentes patogênicos perigosos e pertencem ao grupo de risco:
I.
II.
III.
IV.
I ou II.