Questões de Concurso sobre Períodos Clínicos do Parto

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
258 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com as recomendações da OMS, o Guia de Cuidados do Parto da OMS (LCG) substitui o partograma tradicional em muitas diretrizes atuais. Especificamente no monitoramento da dilatação cervical, assinale a alternativa que apresenta corretamente o ponto de início da fase ativa.


A

O LCG deve ser iniciado a partir de 4 cm de dilatação, e a intervenção deve ser considerada quando chegar na linha de ação.


B

O LCG deve ser iniciado a partir de 5 cm de dilatação, e a progressão do trabalho de parto deve ser monitorada.


C

O LCG deve ser iniciado a partir de 3 cm de dilatação, e a linha de ação rígida de 4 horas deve ser mantida para a nulípara, sendo o critério menos rígido para a multípara.


D

O LCG desconsidera o registro da dilatação cervical, focando-se na frequência cardíaca fetal e nos cuidados de apoio, por ser uma prática excessivamente intervencionista.


E

O LCG deve ser iniciado a partir de 6 cm de dilatação, e o limiar para a investigação é uma dilatação que não atinja 3 cm em um período de 4 horas.

O puerpério é o período que se inicia logo após o parto e se estende até a recuperação completa do corpo materno. O puerpério tardio, corresponde ao período do(a) ____________________, caracterizado pela involução mais lenta dos órgãos genitais maternos e o retorno gradual à condição pré-gravídica.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.


A

1º ao 10º dia pós-parto


B

11º ao 45º dia pós-parto


C

46º dia ao 6º mês pós-parto


D

parto até a 8ª semana pós-parto


E

6ª semana até o 6º mês pós-parto

A contratilidade uterina sofre modificações progressivas ao longo do ciclo gravídico, refletindo adaptações fisiológicas que antecedem o trabalho de parto. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.


A

O útero interrompe a produção de contrações rítmicas somente após o nascimento do concepto, voltando a normalidade e sua completa inatividade.


B

As contrações só são percebidas à palpação abdominal quando sua intensidade atinge 6 mmHg.


C

Entre 31 e 35 semanas de gestação, a atividade uterina fisiológica permanece reduzida, geralmente inferior a 20 unidades de Montevidéu.


D

As contrações de Braxton-Hicks resultam mais da soma de metrossístoles assincrônicas parcialmente propagadas do que de atividade bem coordenada.

Ao realizar o primeiro atendimento de pré-natal, o profissional coleta a Data da Última Menstruação (DUM) confiável de uma gestante e registra o dia 15 de outubro de 2024. Para estimar a Data Provável do Parto (DPP), utiliza a Regra de Naegele. Considerando o método de cálculo, assinale a DPP correta para essa gestante.


A

30 de agosto de 2025.


B

15 de julho de 2025.


C

08 de janeiro de 2025.


D

15 de janeiro de 2025.


E

22 de julho de 2025.

A assistência imediata ao recém-nascido na sala de parto visa garantir a transição fisiológica e o estabelecimento da respiração. Considerando o assunto, analise as afirmativas a seguir.


I.O clampeamento tardio do cordão umbilical (após um a três minutos) aumenta os estoques de ferro do bebê e reduz o risco de anemia ferropriva no primeiro semestre de vida.

II.O Teste de Apgar avalia a vitalidade do neonato no primeiro e no quinto minuto de vida, considerando a frequência cardíaca, respiração, tônus muscular, irritabilidade reflexa e cor.

III.A aplicação do nitrato de prata a um por cento (Método de Credé) nos olhos do recém-nascido é uma prática opcional e indicada apenas para partos realizados em ambiente domiciliar.


Está correto o que se afirma em:


A

I, II e III.


B

III apenas.


C

II apenas.


D

I e III apenas.


E

I e II apenas.

A assistência de enfermagem obstétrica é uma especialidade que garante cuidados humanizados e baseados em evidências, com foco na autonomia da mulher durante a gestação, parto e pós-parto. Uma gestante G2 P1 A0, com idade gestacional de 38 semanas e 6 dias, dá entrada na maternidade em trabalho de parto. Ao exame obstétrico, observa-se: dilatação cervical de 8 cm, colo uterino fino e apagado, 3 contrações uterinas regulares a cada 10 minutos. Considerando os períodos clínicos do trabalho de parto, a gestante encontra-se em qual fase?


A

Terceiro período do trabalho de parto, período de dequitação.


B

Primeiro período do trabalho de parto, fase ativa.


C

Segundo período do trabalho de parto, fase prodrômica.


D

Primeiro período do trabalho de parto, fase latente.

Na contração uterina, a onda contrátil tem sua origem em dois marca-passos, direito e esquerdo. Dos marca-passos, a onda se propaga pelo útero na velocidade de 2cm/s, percorrendo todo o órgão em 15s. O mecanismo de propagação do impulso elétrico pelo útero é denominado triplo gradiente:


A

linear


B

rítmico


C

ascendente


D

descendente

Uma parturiente em trabalho de parto ativo apresenta ruptura espontânea das membranas com saída de líquido amniótico meconial. A enfermeira obstétrica, ao avaliar a situação, precisa definir a melhor conduta para o acompanhamento do bem-estar fetal. Assinale a alternativa que descreve uma conduta apropriada para esse caso.


A

Tanto a monitoração eletrônica contínua da frequência cardíaca fetal, se disponível, como a ausculta fetal intermitente, podem ser utilizadas para avaliação do bem-estar fetal.


B

A amnioinfusão deve ser realizada em todos os casos de mecônio moderado a espesso, como principal medida para garantir a vitalidade do feto.


C

A presença isolada de mecônio no líquido amniótico constitui uma indicação para a recomendação de cesariana, visando à proteção fetal.


D

A ausculta fetal intermitente automaticamente deixa de ser um método válido de avaliação, sendo obrigatória a transferência da parturiente para um local com monitoração eletrônica contínua.


E

É fundamental o uso de sistemas de gradação e classificação de mecônio para orientar a conduta e definir o prognóstico fetal durante o trabalho de parto.

Em relação à assistência no primeiro período do parto, é correto afirmar que


A

a admissão para a assistência ao trabalho de parto/ parto deve ocorrer quando a mulher está com contrações uterinas regulares e dilatação cervical progressiva a partir dos 4 cm.


B

o enema deve ser realizado de forma rotineira durante o trabalho de parto, para prevenir contaminação durante o parto.


C

a tricotomia pubiana e perineal deve ser realizada de forma rotineira imediatamente após a admissão da parturiente, garantindo a preparação do sítio adequadamente.


D

a amniotomia precoce, associada ou não à ocitocina, deve ser realizada de rotina em mulheres em trabalho de parto que estejam progredindo bem.


E

um partograma com linha de ação de 4 horas deve ser utilizado para o registro do progresso do parto, e o exame vaginal deve ocorrer de uma em uma hora.

A observação e o monitoramento da mulher imediatamente após o parto é primordial para prevenção de complicações. São considerados cuidados maternos imediatamente após o parto. Assinale a alternativa INCORRETA.

Fonte:Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes nacionais de assistência ao parto normal: versão resumida [recurso eletrônico]. –

Brasília : Ministério da Saúde, 2017.<https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_assistencia_parto_normal.pdf>.


A

Aferir a temperatura, pulso e pressão arterial.


B

Passar sonda vesical de alívio.


C

Verificar lóquios e contrações uterinas


D

Examinar a placenta e membranas: avaliar suas condições, estrutura, integridade e vasos umbilicais; - avaliação precoce das condições emocionais da mulher em resposta ao trabalho de parto e parto.


E

Verificar bexiga palpável e ausência de micção 6 horas após o parto.

De acordo com os Protocolos de Emergências Pediátricas do SAMU, durante a assistência ao recém-nascido (RN) que nasce bem, ou seja, não necessita de reanimação, deve-se fazer a avaliação do Escore de Apgar. Neste sentido, é CORRETO o que se afirma em:


A

avaliar o Escore de Apgar no primeiro minuto ou à chegada da equipe (registrando o tempo decorrido do nascimento) e reavaliar o Escore de Apgar no quinto minuto ou 4 minutos após o primeiro Apgar.


B

avaliar o Escore de Apgar no primeiro e no quinto minuto pós-nascimento, caso o parto tenha sido assistido pela equipe do SAMU. Caso a referida equipe encontre o RN após este tempo decorrido, não há necessidade de proceder tal avaliação.


C

a escala de Apgar é a soma de 4 sinais determinados. Cada um pode receber um escore que varia de zero a três, variando de ausência do sinal a plena existência.


D

os sinais avaliados na Escala de Apgar são os seguintes: frequência cardíaca, respiração, tônus muscular e cor.


E

no que se refere ao sinal da cor, é considerado escore um o RN que se apresentar cianótico ou pálido e escore dois os RN completamente rosados.

Na assistência ao recém-nascido, o Boletim de Apgar é determinado no 1º e no 5º minuto após o nascimento.


Se o Apgar for <7 no 5º minuto, recomenda-se realizá-lo a cada


A

dois minutos, até o 10º minuto de vida.


B

quatro minutos, até o 15º minuto de vida.


C

cinco minutos, até o 20º minuto de vida.


D

sete minutos, até o 25º minuto de vida.


E

dez minutos, até o 30º minuto de vida.

Com base na Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal, é correto afirmar que:


A

a massagem uterina sustentada é recomendada como intervenção para prevenir HPP em mulheres que receberam ocitocina profilática;


B

a fase latente do primeiro período do parto é caracterizada por contrações uterinas dolorosas, regulares, e um grau substancial de apagamento cervical, em nulíparas e multíparas;


C

a cardiotocografia de rotina é recomendada para a avaliação do bem-estar fetal na admissão do parto de início espontâneo, em gestantes saudáveis de risco habitual;


D

em parturientes de risco habitual, deve-se verificar a frequência cardíaca materna de 1 em 1 hora e a frequência cardíaca fetal a cada 30 minutos;


E

o exame pélvico digital é contraindicado na fase ativa do primeiro estágio do trabalho de parto em parturientes de risco habitual.

O nascimento exige do bebê ajustes fisiológicos para a transição do ambiente uterino para a existência extrauterina. As Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal (2017) estabelecem que, na ausência de mecônio significativo, deve-se observar o recém-nascido (RN) com:


A

1h e 2h


B

1h e 1h30min


C

1h30min e 2h30min


D

2h e 3h

Com base nos cuidados a serem dispensados à gestante no primeiro período do parto, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) O enema deve ser realizado de forma rotineira em todas as gestantes, no início do trabalho de parto.

( ) Deve-se verificar a frequência das contrações uterinas de uma em uma hora.

( ) A tricotomia pubiana e perineal é contraindicada durante o trabalho de parto.


As afirmativas são, respectivamente,


A

F – V – V.


B

V – F – V.


C

F – V – F.


D

V – V – V.


E

V – F – F.

Ainda de acordo com a OMS (2018), assinale a alternativa correta:


A

A fase latente do período de dilatação é caracterizada por contrações uterinas dolorosas e uma dilatação rápida do colo do útero até 5 cm.


B

A fase ativa do período de dilatação é caracterizada por contrações uterinas dolorosas e regulares, com uma dilatação rápida do colo do útero a partir de 5 cm até a dilatação total.


C

A duração da fase ativa do período de dilatação geralmente não excede 12 horas nos primeiros partos e 10 horas nos partos subsequentes.


D

Todas as alternativas acima estão corretas.

O enfermeiro deve ter conhecimento para identificar precocemente sinais que podem indicar o trabalho de parto prematuro (TPP), de forma a atuar de maneira ágil e assertiva, garantindo a segurança do binômio mãe-bebê.


São sinais que podem estar presentes no TPP:


A

Náuseas leves e azia ocasionais agravadas por contrações irregulares.


B

Aumento repentino e significativo dos movimentos fetais.


C

Perda de líquido vaginal após 37 semanas de gestação.


D

Contrações uterinas regulares e dolorosas que não melhoram com repouso ou medicação antes de 37 semanas de gestação.


E

Contrações uterinas irregulares, mas que aliviam com medicação específica antes de 37 semanas de gestação.

O puerpério é o período pós-parto em que as alterações provocadas pela gestação e pelo parto no corpo da mulher voltam às condições que eram antes da gravidez. Em relação ao puerpério, assinale a alternativa correta.


A

O puerpério é classificado conforme a sua duração: imediato (do 1º ao 11º dia pós-parto), tardio (do 12º ao 45º dia pós-parto) e remoto (a partir do 46º dia, com término imprevisto).


B

O Atendimento na Atenção Primária, acolhimento com escuta qualificada, avaliação global (avaliação física e mental da puérpera, parto, intercorrências, alta do binômio, presença ou não de sinais de alarme), exame físico geral e específico no puerpério imediato e tardio com observação de sinais de alarme e avaliação da necessidade de atendimento com médico ou de remoção para maternidade de referência.


C

As principais complicações, potencialmente fatais, no ciclo gravídico-puerperal são: hemorragias, tromboembolismo e diabetes gestacional.


D

Na prática, a consulta do puerpério deve ser centralizada no recém-nato, amamentação e cuidados iniciais, pois o recém-nato necessita ter suas necessidades atendidas para sua sobrevivência.


E

Atentar para o quadro de euforia no puerpério que está relacionado a alterações dos hormônios, esse quadro de euforia transitória ocorre em 70% a 90% das puérperas. Avaliar a condição psicoemocional e encaminhar para avaliação em serviço de saúde mental.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o número de exames vaginais durante o trabalho de parto deve ser limitado àquele estritamente necessário e que uma vez a cada ______ horas é suficiente. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.


A

2 horas


B

3 horas


C

4 horas


D

5 horas

Neonatologia é o ramo da Pediatria que cuida de recém-nascidos (do nascimento até 28 dias de vida), focando especialmente em bebês prematuros, com baixo peso ou com complicações de saúde. Durante o cuidado ao recém-nascido na sala de parto, o técnico de enfermagem deve seguir protocolos de segurança e boas práticas. Julgue as afirmativas abaixo.


I.O recém-nascido deve ser seco e aquecido imediatamente após o nascimento, antes mesmo de realizar o clampeamento do cordão umbilical.

II.O clampeamento do cordão deve ocorrer preferencialmente entre 1 e 3 minutos após o parto, quando cessar a pulsação.

III.A aspiração de vias aéreas é obrigatória em todos os recém-nascidos, para prevenir broncoaspiração.

IV.O índice de Apgar deve ser avaliado no 10º e 15º minutos após o nascimento.


Está CORRETO o que se afirma em:


A

I e II, apenas.


B

II e IV, apenas.


C

I, II e IV, apenas.


D

II, III e IV, apenas.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado