

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma enfermeira de plantão na unidade de terapia neonatal (UTIN) admite um recém-nascido pré-termo (RNPT) e inicia o planejamento dos cuidados a serem prestados pela enfermagem. Em relação aos cuidados com o neonato, para o manejo da pele deste é importante saber que:
o uso de sabão alcalino ou com hexaclorofeno é a forma eficaz de manutenção do manto àcido cutâneo do RNPT, em razão da elevada fragilidade e sensibilidade de sua pele.
no tratamento do coto umbilical deve-se utilizar exclusivamente a clorexidina alcoólica a 2%. Não se deve usar iodopovidona pelo risco de absorção sistêmica do iodo e surgimento de hipotireoidismo transitório.
os curativos semipermeáveis podem ser utilizados para fixar acessos intravenosos, sondas gástricas, cateteres, mas deve-se evitar sua remoção por pelo menos 24 horas após sua aplicação.
o uso de emolientes melhora as condições da pele do RNPT e diminui o risco de infecção por estafilococos coagulase negativo. No entanto, deve-se evitar o uso de emolientes à base de petrolato sem corante, pelo risco aumentado de irritação grave na pele.
No Brasil, adota-se a suplementação profilática com sulfato ferroso como uma medida para a prevenção da anemia, devendo ser administrado para crianças nascidas a termo, com peso adequado, na faixa etária de
30 dias a seis meses de idade, se em aleitamento materno exclusivo.
30 dias a 12 meses de idade, independentemente da introdução de fórmula infantil e/ou outros alimentos.
30 dias a 24 meses de idade, independentemente do tipo de alimentação.
06 a 12 meses de idade, independentemente do tipo de alimentação.
06 a 24 meses de idade, independentemente do tipo de alimentação.
A icterícia se constitui como um dos problemas mais frequentes no período neonatal e corresponde à expressão clínica da hiperbilirrubinemia. Assinale a alternativa que contemple os cuidados durante a fototerapia:
Proteger os olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo claro ou papel de cor clara envolto em gaze.
Verificar a temperatura corporal a cada 4 horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e o peso diariamente.
Aumentar a hidratação, pois a fototerapia com lâmpada fluorescente ou halógena pode provocar elevação da temperatura.
Adotar a prática da continuidade da fototerapia durante a alimentação, inclusive com a cobertura dos olhos.
São sinais em bebês de desidratação devido à diarreia, EXCETO:
Febre muito alta
Moleira afundada
Pele ressecada (quando beliscada, demora muito para voltar ao normal)
Dificuldade em urinar
Olhos afundados e sem lágrimas
As crianças menores de 2 meses podem adoecer e morrer em um curto espaço de tempo por infecções bacterianas graves. Nas visitas domiciliares, é fundamental que o(a) enfermeiro(a) saiba identificar sinais de perigo à saúde da criança. Marque a opção INCORRETA em relação aos sinais que indicam a necessidade de encaminhamento da criança ao serviço de referência com urgência:
Recusa alimentar (a criança não consegue beber ou mamar)
Vômitos importantes (a criança vomita tudo o que ingere)
Convulsões ou apneia (a criança fica em torno de 20 segundos sem respirar)
Frequência cardíaca acima de 100 bpm ou respiração menor que 60 mrm
Letargia ou inconsciência