Imagem de fundo

I.A, 87 anos, admitida na clínica médica de uma unidade de...

I.A, 87 anos, admitida na clínica médica de uma unidade de saúde, e, após avaliação criteriosa, imediatamente transferida para UTI, por apresentar vômito com sangue, e hematócrito e hemoglobina com valores bem abaixo da normalidade. Quanto ao quadro apresentado pela paciente, é CORRETO afirmar que


A

a fisiopatologia da hemorragia digestiva alta está associada à perda do controle esfincteriano.


B

a terapêutica consiste primeiramente em realizar a estabilização hemodinâmica, realizada por medida de pressão arterial, frequência cardíaca, diurese horária, pressão venosa central e hematócrito seriado.


C

como medida de reanimação hemodinâmica, o enfermeiro deve instalar sonda nasogástrica, seguida de lavagem gástrica com 2 a 3 litros de solução fisiológica a 0,9% e mantendo-a fechada após a lavagem.


D

se o paciente tiver alteração do nível de consciência, deve-se aumentar a volêmia e evitar intubação orotraqueal, como medida profilática para infecção hospitalar.


E

a avaliação da perda sanguínea através dos sinais vitais não deve ser utilizada como um parâmetro seguro para a reposição da volemia.