Questão de concurso
1
Q1477441
Enfermagem Enfermagem em Oncologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2021
Banca: Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia - CEFETBAHIA
Prova: CEFETBAHIA - SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - Residência em Enfermagem Obstetrícia

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as estratégias para a detecção precoce são o diagnóstico precoce (abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas da doença) e o rastreamento (aplicação de um teste ou exame numa população assintomática, aparentemente saudável, com objetivo de identificar lesões sugestivas de câncer e encaminhá-la para investigação e tratamento)” (INCA, 2020, p. 1). De acordo com as Diretrizes Brasileiras para o rastreamento do câncer de colo de útero, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) O Exame Papanicolau deve ser oferecido prioritariamente às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, definida como população alvo.

( ) Recomenda-se manter o rastreamento de rotina de câncer do colo do útero em mulheres maiores de 65 anos e para aquelas que realizaram histerectomia total.

( ) A rotina preconizada no rastreamento brasileiro, assim como nos países desenvolvidos, é a repetição do exame de Papanicolau a cada três anos, após dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano. No Brasil, apesar das recomendações, ainda é prática comum o exame anual.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

A

F V F

B

F F V

C

V F F

D

V V F

E

V F V