Assinale a alternativa CORRETA. A circulação fetal difere da circulação neonatal anatômica e funcionalmente. Em relação às estas diferenças é possível afirmar que:
Enquanto que na vida extra-uterina os ventrículos trabalham em paralelo, com o débito cardíaco do ventrículo direito igualando aquele do esquerdo, no feto, através do foramen oval, canal arterial, e ducto venoso, os ventrículos trabalham em série.
O shunt sanguíneo por estruturas fetais, como forame oval, canal arterial e ducto venoso, ocorre do lado esquerdo para o lado direito devido a maior potencial pressórico da circulação sistêmica.
Devido à baixa resistência ao fluxo sangüíneo pulmonar, apenas uma pequena quantia de sangue circula pelos pulmões, o restante é dirigido, através do canal arterial para a aorta descendente.
O sangue oxigenado proveniente da placenta chega ao feto através da artéria umbilical. Esse sangue é desviado para o fígado fetal principalmente através do ducto venoso.
No feto, a pressão do lado direito do coração é maior que a pressão existente do lado esquerdo do coração, devido a elevada resistência vascular pulmonar.