Imagem de fundo

A bronquiolite viral aguda (BVA) é a infecção do trato respiratório inferior mais comum...

Compartilhar

A bronquiolite viral aguda (BVA) é a infecção do trato respiratório inferior mais comum em lactentes, apresentando incidência de cerca de 11% no primeiro ano de vida de crianças previamente saudáveis. Sobre este agravo, assinale a alternativa correta.

A

O pico de incidência da BVA ocorre entre 9 e 12 meses de idade e o risco de hospitalização nesta faixa etária é de aproximadamente 2%.

B

Os sinais iniciais da doença são febre, coriza e tosse; após 3 ou 4 dias, surgem sintomas do trato respiratório inferior com sibilância e dificuldade respiratória, retração torácica e assincronia toracoabdominal nos casos mais graves.

C

O principal agente etiológico da BVA é o Vírus Sincicial Respiratório. A primeira infecção por este vírus confere imunidade completa à criança.

D

O tratamento clínico de rotina inclui a prescrição de oxigênio, hidratação venosa, corticosteroides e terapia antiviral para as crianças submetidas a internamento e antibióticos macrolídeos, quando necessário.

E

Os principais achados radiológicos na BVA são: aumento do volume torácico, hipertransparência, retificação do diafragma e infiltrado pulmonar nodular difuso.