

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O Diagnóstico de Enfermagem (DE) “Desobstrução ineficaz das vias aéreas” é a capacidade reduzida de eliminar secreções ou obstruções do trato respiratório para manter a via aérea desobstruída (NANDA-I, 2021-2023). Este DE está presente em pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Assinale a opção CORRETA que explica a presença do DE na DPOC:
No enfisema pulmonar, o brônquio é estreitado e apresenta fluxo de ar comprometido devido à inflamação, produção excessiva de muco e constrição com broncoespasmos. Essa inflamação crônica leva a disfunções anatomofisiológicas que dificultam a desobstrução eficaz da via aérea.
Na bronquite crônica, há uma distensão patológica na parede dos alvéolos, que vão sendo destruídos ao longo dos anos. A destruição do bronquíolo respiratório, ducto alveolar e alvéolo aumenta os espaços aéreos, com tórax hiperinsuflado, que dificulta a desobstrução eficaz da via aérea.
Na DPOC há a limitação do fluxo de ar progressiva associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões para as partículas ou gases nocivos. Por causa da inflamação e das tentativas de o organismo repará-las, ocorre formação de tecido cicatricial e estreitando da luz que dificulta a desobstrução eficaz da via aérea.
A DPOC é causada pela inalação e deposição de poeira mineral ou inorgânica que se deposita no parênquima pulmonar. Por causa da reação inflamatória e da incapacidade do sistema imunológico destruir e eliminar essas partículas, ocorre fibrose pulmonar e alterações parenquimatosas que impedem a desobstrução eficaz da via aérea.
A DPOC refere-se à obstrução da artéria pulmonar ou de um de seus ramos por um trombo (ou trombos). Por causa do trombo, há lentificação do fluxo sanguíneo ou mesmo interrupção, havendo aumento do espaço morto alveolar. Embora a área continue sendo ventilada, recebe pouco ou nenhum fluxo sanguíneo prejudicando as trocas gasosas.