A eficácia do laboratório de microbiologia depende dos cuidados no procedimento diante da amostra clínica bem selecionada, coletada e transportada, pois todas as informações diagnósticas do resultado do exame microbiológico são influenciadas pela qualidade da amostra. Considerando-se isso, analisar os itens a seguir:
I. Sendo os antibióticos agentes bactericidas ou bacteriostáticos, poderão dificultar o crescimento bacteriano. Por isso, sempre que possível, devemos coletar a amostra antes do início da antibioticoterapia.
II. A quantidade de material a ser examinado deve ser suficiente para serem executadas as técnicas de cultivo solicitadas.
III. Existem microrganismos que exigem cultivos especiais, sendo, assim, dispensável a informação ao laboratório, já que se refere a um agente infeccioso específico. Por exemplo, micobactérias, Campylobacter spp, etc.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente os itens I e II.
Somente o item II.
Somente o item III.