Imagem de fundo

No mundo, estima-se que 2,5 milhões de recém-nascidos (RN)...

No mundo, estima-se que 2,5 milhões de recém-nascidos (RN) morrem anualmente, cerca 7.000 mortes ao dia. Ao nascimento, cerca de um em cada 10 RN necessita de ajuda para iniciar a respiração efetiva; um em cada 100 precisa de intubação traqueal; e 1 RN em cada 1.000 requer intubação acompanhada de massagem cardíaca e/ou medicações, desde que a ventilação seja aplicada adequadamente. As práticas da reanimação em sala de parto baseiam-se nos documentos publicados pelo International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR) Neonatal Life Support Task Force. Sobre a reanimação de RN com mais de 34 semanas, assinale a alternativa INCORRETA.


A

O RN é levado à mesa de reanimação envolto em campos aquecidos e posicionado sob calor radiante, em decúbito dorsal, com a cabeça voltada para o profissional de saúde. A mesa de reanimação não deve ter qualquer inclinação. Depois das medidas para manter as vias aéreas pérvias, outro passo para manter a normotermia é secar o corpo e a região da fontanela e desprezar os campos úmidos.


B

No RN em que foram realizados os passos iniciais da estabilização e a avaliação a seguir mostrou respiração ausente ou irregular ou FC <100 bpm, iniciar a ventilação com pressão positiva (VPP) nos primeiros 60 segundos após o nascimento e acompanhar a FC pelo monitor cardíaco e a saturação de oxigênio (SatO2) pelo oxímetro de pulso.


C

Alguns dos fatores relacionados à reanimação são condizentes ao parto. São alguns deles: hipertonia uterina, placenta prévia, trabalho de parto prematuro, uso de fórceps e anestesia geral.


D

O boletim de Apgar é determinado no 1º e 5º minutos após a extração completa do produto conceptual do corpo da mãe, mas não é utilizado para indicar procedimentos na reanimação neonatal.


E

As decisões quanto à estabilização/reanimação dependem da avaliação simultânea da respiração e da FC. A avaliação da respiração é feita por meio da observação da expansão torácica do RN ou da presença de choro. A respiração espontânea está adequada se os movimentos são regulares e suficientes para manter a FC > 120 bpm.