

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A correta regulagem de semeadoras é prática imprescindível para se produzir de modo eficiente. Supondo que a recomendação de adubação para a cultura do milho seja de 480 kg ha-1 do fertilizante mineral formulado NPK 9-33-12. Para uma semeadora que possui 8 linhas, espaçadas a 45 cm entre si; calcule a quantidade, em gramas, de fertilizante que deverá cair em cada linha em uma distância de 15 metros. Considere a circunferência do pneu da semeadora de 180 cm.
Marque a alternativa CORRETA:
216 gramas
21,6 gramas
324 gramas
32,4 gramas
38,8 gramas
Os sistemas mecânicos responsáveis pela deposição de órgãos vegetativos no solo (máquinas para semeadura) podem ser classificados em 3 tipos: Semeadoras, Plantadoras e Transplantadoras.
A alternativa que define esses tipos de máquinas, respectivamente, para semeadura é:
Depositam sementes (arroz, milho, feijão, soja, trigo). Depositam órgãos vegetativos (batatas, mandioca, cana). Depositam mudas (cebola, eucalipto, arroz).
Depositam sementes (milho, soja) e tubérculos. Depositam órgãos vegetativos (batata, mandioca, cana). Depositam mudas (cebola, eucalipto).
Depositam sementes (arroz, tomate, cebola) e mudas (arroz, tomate, cebola). Depositam órgãos vegetativos (batata, mandioca). Depositam mudas (café, alface).
Depositam sementes (arroz, milho, feijão, soja, trigo). Depositam órgãos vegetativos (batata, mandioca, cana). Depositam mudas (cana, mandioca).
_______________ é o implemento utilizado para realizar o corte mecânico do capim-coastcross durante o processo de produção comercial de feno.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Colhedoras de grãos autopropelidas estão entre as máquinas agrícolas de maior custo para o produtor rural. São máquinas complexas e exigem bastante conhecimento do operador para efetuar os ajustes necessários para a máxima eficiência e reduzida perda de grãos. Assinale as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F), relativo aos ajustes, regulagem e caraterísticas de colhedoras de grãos autopropelidas.
( ) A avaliação da perda de grãos por unidade de área devido a colhedora é realizada somente após a passagem da máquina, medindo ou pesando grãos coletados em uma área conhecida. Em condições normais de colheita, demarca-se uma área de um ou mais metros quadrados, considerando a largura de corte da plataforma segadora Com a massa ou volume de grãos coletados e a área utilizada neste procedimento é calculada diretamente a estimativa da perda por hectare.
( ) Um vez que a velocidade de avanço da colhedora é adequado, a eficiência do sistema de trilha pode ser verificado apenas pela simples observação da presença de grãos não debulhados em vagens, espigas ou cachos que saem pela parte traseira da colhedora.
( ) Em colhedoras de cereais com fluxo radial os sistemas de trilha e separação dos grãos ocorrem ao longo de um rotor posicionado em paralelo com o eixo longitudinal da máquina.
( ) Quanto ao sistema de trilha, as colhedoras de cereais podem ser separadas em dois grupos: 1) colhedoras de fluxo radial e 2) de fluxo axial, sendo que 0 primeiro tipo equipa a maior parte das novas colhedoras de grande porte.
( ) Existem procedimentos para avaliar a perda de grãos proveniente das diferentes partes das colhedoras. Em colhedoras de fluxo radial pode-se estimar separadamente as perdas de grãos da plataforma segadora, do sistema de trilha, do saca palha e também das peneiras.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
F, F, F, F, V
V, F, V, F, V
V, V, V, F, F
V, F, V, V, V
F, V, F, F, F
O mais eficiente equipamento agrícola para romper camadas profundas de compactação do solo é
plaina.
subsolador.
grade aradora.
grade rotativa.
arado de aiveca.
Relacione o equipamento aos fatores de incremento de potência em motores a diesel à sua função:
I- Intercooler
II- Ventoinha
III- Radiador
IV- Arrefecimento
1- Troca de calor; refrigeração de peças e do motor.
2- Redução da temperatura do ar; maior injeção de combustível na câmara de admissão.
3- Redução da temperatura interna do motor.
4- Ventilação do motor.
5- Refrigeração interna do motor.
As relações corretas são
I e 2.
II e 5.
III e 4.
III e 2, 5.
IV e 2, 5.
Sabe-se que existem vários fatores que influenciam a colheita mecanizada, principalmente, em áreas de plantação de soja (Glycine max) na região sul do país, notadamente, no estado do Paraná.
O conjunto de fatores que melhor expressa perdas durante a colheita é:
Mão-de-obra, velocidade de deslocamento baixa, manutenção, fatores ambientais e umidade do grão.
Umidade do grão e velocidade baixa de deslocamento, capacidade operacional, manutenção e mão-de-obra.
Alta tecnologia de equipamentos, manutenção, umidade do grão, fatores ambientais e velocidade alta de deslocamento.
Velocidade de deslocamento baixa, capacidade operacional, mão-de-obra, fatores ambientais e umidade do grão.
Capacidade operacional, fatores ambientais, manutenção, regulagem e idade dos equipamentos.
Um agrônomo recomendou 170kg/ha de NPK para uma determinada cultura em plantio direto. A área possui 200 ha e será utilizado um conjunto trator-semeadora/adubadora, trabalhando a uma velocidade de 8km/h, com largura efetiva de trabalho de 18 m. A vazão do equipamento em kg/minuto será de
40,8.
53,4.
60,3.
83,5.
97,2.
O uso de máquinas e implementos agrícolas tem como principais objetivos o aumento na eficiência e o aumento na qualidade das operações agrícolas. A padronização dessas atividades busca proporcionar, como consequência, o aumento da produtividade.
Nesse contexto, assinale a afirmativa correta
O preparo do solo com arado, grade e subsolador, acoplados ao trator, é uma operação de campo de importância vital na agricultura, uma vez que aumenta a produtividade das lavouras e contribui, significativamente, para o controle da erosão, tanto em solos secos quanto muito úmidos.
Antes da existência de tratores, a tração animal era a principal força motriz na atividade agrícola, sendo utilizada para todas as atividades de preparo do solo. Além da baixa eficiência em relação ao uso de tratores, não existe nenhuma justificativa para o uso da tração animal na agricultura atual.
A incorporação de novas tecnologias, ao longo do tempo, vem permitindo que os tratores atuais sejam equipados com GPS, computador a bordo, cabines que trazem pleno conforto e segurança para o operador, podendo tracionar implementos para todas as atividades necessárias e operar outras máquinas.
No Brasil, não aumentar a fronteira agrícola resulta, necessariamente, em perda de produção, uma vez que a tecnologia disponível não projeta perspectivas de ampliação dos níveis de produtividade atual, para as principais atividades agropecuárias.
O uso do arado tem como objetivo o revolvimento do solo por meio da inversão de camadas, das leivas. Ou seja, a parte mais superficial passa a ficar abaixo e a parte mais profunda passa à superfície, contribuindo para o aumento dos teores de matéria orgânica nos solos e consequente incremento da estabilidade dos agregados do solo.
O movimento gerado pelo motor deve ser transmitido às rodas de forma controlada, para que se obtenha o máximo rendimento do trabalho, em uma velocidade ideal. Caso seja necessária mais força, a velocidade será mais reduzida. Para isso, o sistema de transmissão é projetado para proporcionar ampla variação de potência na barra de tração. É incorreto afirmar:
Transmissões Hidráulicas por meio de fluxo de óleo, são transmissões que utilizam a pressão estática do fluido. Por exemplo, potência hidráulica (pressão e vazão) é transmitida por linha de escoamento e convertida novamente em potência junto aos rodados dos tratores.
Transmissões Hidromecânicas, são as que associam componentes hidráulicos e mecânicos, como embreagens hidráulicas e conversores de torque. Transmissões mecânicas de contato direto de engrenagens, são as mais utilizadas nos tratores agrícolas, sendo os principais componentes: embreagem de volante, caixa de mudança de marchas ou câmbio, diferencial, redução final, rodas motrizes e tomada de potência.
Tomada de potência (TDP), é um eixo estriado localizado na parte traseira do trator, acima da barra de tração. Transmite a potência do motor (torque e rotação) para o acionamento de implementos com partes móveis ativas. A TDP pode vir com duas especificações, dependo do tamanho do trator: 540 rpm ou 1000 rpm.
A redução final é um conjunto de engrenagens, extremidade externa do semieixo com o cubo da roda, responsável para realizar a redução necessária devido a três aspectos; necessidade de velocidade muito reduzida do trator agrícola, evitar sobrecarga do diferencial protegendo a coroa e pinhão e amortecer os choques de sobrecargas e irregularidades do terreno evitando sua transmissão das rodas para o diferencial.
Determinados tratores apresentam dois tipos de redução final, sendo: Redução Direta (existentes nos extremos dois eixos traseiros, é formada por duas ou mais engrenagens planetárias, o respectivo portador de uma engrenagem solar e uma engrenagem fixa de dentes internos ligada às pontas de eixo da roda) e Redução Epicicloidal ou Epicíclica (composta de uma engrenagem menor montada na ponta do semieixo que movimenta uma engrenagem maior, de dentes retos, montada no eixo da roda).
A seleção correta de um distribuidor de corretivo implica na definição das condições de utilização, além do perfeito conhecimento das características técnicas e desempenho. A escolha dependerá do tamanho da área, do tipo de aplicação, da faixa de deposição uniforme, da possibilidade de regulagem do mecanismo dosador, do trator disponível e um ponto muito importante a ser considerado diz respeito à precisão do mecanismo dosador. Diante ao exposto analise as afirmativas a seguir:
I. Distribuidor por gravidade, o corretivo é lançado em queda livre ao solo. Ao ser liberado pelo dosador gravitacional, forma “filetes contínuos” na superfície. O tipo mais comum é aquele em que a largura da faixa de deposição coincide com a largura do reservatório. A variação da quantidade a ser distribuída depende do diâmetro dos orifícios existentes na parte inferior do depósito.
II. Distribuidor a lanço, equipamentos que deixam uma faixa trabalhada muito mais larga do que a máquina em si. Consistem em um depósito com mecanismo de distribuição inercial, formado por um tubo cônico horizontal montado sobre um mecanismo que lhe confere movimento pendular ou com um mecanismo de distribuição centrífuga de discos.
III. Distribuição a lanço com distribuidor pendular, acoplada ao sistema de engate de três pontos do trator e acionada pela tomada de potência, pesa entre 800 e 1000 kg. Consiste em um chassi. Este reservatório com formato de funil, com capacidade de 2000 kg.
IV. Distribuição a lanço com máquinas de disco rotativo, acoplada ao sistema de engate de três pontos trator e acionada pela tomada de potência, pesa entre 100 e 300 kg. O material é lançado a uma distância média de 20 metros pelo disco giratório.
V. Distribuidores de grande capacidade, possui um rodado em tandem de 4 pneus, proporcionando estabilidade da máquina; esteira de travessas especial, para distribuição de grandes quantidades; redutor de velocidade que oferece uma velocidade constante da esteira. As carretas são presas à barra de tração do trator e puxadas por ele.
Assinale a alternativa correta
Apenas afirmativas I, II e V estão corretas
Apenas afirmativa V está correta
Apenas afirmativas III e IV estão corretas
Apenas afirmativas I e II estão corretas
Apenas afirmativas I, II e III estão corretas
A regulagem das máquinas distribuidoras de corretivos e fertilizantes é uma importante operação que deve ser feita pelo seu operador afim de garantir uma aplicação correta do produto.
Considere que uma carreta carregada com esterco sólido, cujo distribuidor tem largura de aplicação de 3 m, distribuiu 2 550 kg do material em 100 m.
A quantidade do esterco a ser distribuído em uma área de 1 ha é de:
O lastreamento do trator visa adequar o peso do mesmo a cada situação de trabalho. Nas operações que exigem maior força de tração, o peso deve ser maior, pois nestas situações a patinagem tende a aumentar para níveis excessivos, o que pode acarretar diversos problemas, EXCETO.
Perda de força de tração.
Aumento do consumo de combustíveis.
Maior desgaste dos pneus e partes mecânicas do trator.
Menor rendimento operacional (necessidade de mais tempo para uma determinada área trabalhada).
O lastreamento apenas deve ser feito através da colocação de água dentro dos pneus traseiros do trator.
Considerando o manejo sustentável do solo, no preparo para plantio, pode-se afirmar que:
I- O processo de aração é indicado preferencialmente para áreas de clima temperado.
II- A escarificação biológica possui eficiência maior do que a mecânica.
III- A gradagem é indispensável no preparo do solo para plantio, quebrando torrões.
IV- A aração em solos tropicais reduz os estoques de carbono no solo.
V- O sistema de plantio direto contribui para a desestabilização do solo.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II, IV.
I, II, III.
I, III, V.
II, III, IV.
II, III, V.
O plantio direto é um sistema diferenciado de manejo do solo, visando diminuir o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas sobre o mesmo. Avalie as afirmativas abaixo:
I- O plantio direto reduz a erosão do solo;
II- O plantio direto reduz a infiltração de água no perfil do solo;
III- O plantio direto aumenta uso de fertilizantes ao longo do tempo de cultivo;
IV- O plantio direto aumenta a conservação da umidade do solo;
V- Evitar o plantio direto em solos mal drenados, cheios de sulcos ou valetas de erosão.
Não estão corretas as afirmações:
Somente I, II e III.
Somente III e IV.
Somente I, III e IV.
Somente IV e V.
Somente II e III.
NÃO é uma vantagem que as máquinas de tratar sementes apresentam, em relação ao tratamento convencional (tambor):
maior facilidade operacional, já que o equipamento pode ser levado ao campo, pois possui engate para a tomada de força do trator.
menor risco de intoxicação do operador, uma vez que os fungicidas são utilizados via líquida.
melhor cobertura e aderência dos fungicidas, dos micronutrientes e do inoculante às sementes.
rendimento em torno de 60 a 70 sacos por hora.
o tratamento pode ser efetuado tanto via seca (fungicidas e micronutrientes em pó) ou via úmida (fungicidas e micronutrientes líquidos ou a combinação de uma formulação líquida com outra formulação pó, porém aplicados de forma sequencial).
Considere as informações abaixo.
I. O tráfego de máquinas agrícolas pode causar compactação e/ou adensamento nas camadas do perfil do solo, por causa da tração aplicada à superfície do terreno, quando do deslocamento do trator, o que produz uma deformação na estrutura do solo e, às vezes, promove o movimento das partículas que o compõem.
II. O grau de compactação do solo depende do tipo de rodado (pneus ou esteiras) da máquina utilizada. O uso de pneus de maior largura e tratores com tração nas quatro rodas promove uma menor compactação do solo, entretanto, outros fatores podem influenciar no processo de compactação, tais como: classe de solo, teor de umidade no momento de trafegar com as máquinas, sistema e frequência de irrigação, e massa (peso) das máquinas, entre outros.
III. Os Latossolos, juntamente com os Argissolos, constituem uma das classes mais importantes dos solos dos tabuleiros sertanejos ou chapadas baixas, da zona semiárida, em face às suas boas propriedades físicas e à sua representatividade geográfica. Entretanto, podem apresentar como principais restrições aspectos relacionados às suas propriedades químicas, por causa da presença de acidez e baixa capacidade de troca de cátions e de soma de bases trocáveis, resultando em uma baixa fertilidade natural. Estas características desfavoráveis, contudo, são facilmente corrigíveis com o uso de tecnologias disponíveis.
Segundo a EMBRAPA, no Semiárido (2010), está correto o que consta em
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
II, apenas.